Estimativa foi informada pelo presidente da Anatel, Leonardo Euller.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, disse que o 5G deve revolucionar toda a sociedade e os meios produtivos.
Segundo Euler, não se trata apenas de mais um G, mas de um guarda-chuva que envolve e potencializa outras tecnologias.
Em entrevista para o programa “Brasil em Pauta”, da TV Brasil, Euler explicou que o 5G será catalisador de tecnologias como a Internet das Coisas, inteligência artificial, robótica, inteligência mista e aumentada.
A afirmação está de acordo com a fala do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que disse que o 5G deve modificar a vida das indústrias e empresas, assim como o 4G modificou a vida de pessoas.
“Nós teremos ‘coisa’ falando com ‘coisa’, isso se chama IoT (sigla em inglês para internet das coisas)”, disse o ministro em entrevista à jornalista Lilian Tahan, do Metrópoles.
VIU ISSO?
–> EUA estão dispostos a financiar 5G no Brasil
–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial
–> Veja quanto vai custar o primeiro smartphone 5G do Brasil
Isso deve acontecer por causa da baixa latência trazida com o 5G, que é o tempo que os dados demoram para trafegar. Segundo Euler, a rapidez será equivalente a de um piscar de olhos.
Atualmente, o edital do leilão 5G está sendo apreciado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a licitação deve acontecer até agosto deste ano.
“Vamos liberar a outorga do direito de uso da frequência, que são essas vias por onde os sinais trafegam”, explica o presidente da Anatel.
Euler ainda explica que o leilão não terá um caráter arrecadatório, já que além de implantarem o 5G, as empresas que adquirirem faixas de frequências terão a obrigação de investirem na cobertura de internet em estradas e localidades que ainda não contem com conectividade alguma.
Ainda de acordo com o presidente da Anatel, o novo padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga deve trazer cerca de R$ 40 bilhões em investimentos nos próximos 20 anos.
Com informações de TV Brasil.