Mesmo com o crescimento do Pix, banco aposta que os usuários terão preferência pelo sistema de pagamentos do Facebook.
De acordo com Rubens Fogli, diretor do Itaú, todos os correntistas do banco terão acesso ao sistema de pagamentos do WhatsApp nos próximos 60 dias.
O executivo também afirmou que pretende levar o novo meio de pagamentos para os clientes do Credicard, além do iti, a conta digital do Itaú.
Lançado na última semana, o Facebook Pay – por meio do famoso aplicativo de mensagens – foi disponibilizado inicialmente para 150 mil correntistas do banco privado, atendendo um cronograma estipulado pela empresa de Mark Zuckerberg.
A propagação do serviço financeiro será feita de forma viral.
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Ou seja, conforme os clientes do Itaú fazem transferências para usuários do WhatsApp, estes passam a ser convidados para ativar o sistema de pagamentos.
“Certamente teremos todas as marcas fazendo o onboarding [inclusão no arranjo de pagamentos]. Todas estão em andamento. Obviamente, para o P2P – das contas de pagamento – depende da Credicard e do iti. Mas a direção estratégia [do Itaú] é que teremos todas essas marcas rodando no WhatsApp”, explicou Fogli em entrevista ao Mobile Time.
Sobre o Pix, o executivo acredita que não haverá a canibalização por parte do WhatsApp Pay.
Ele acredita que ambos serviços vão crescer, mas ele aposta que as transferências via WhatsApp devem receber a maior predileção dos usuários, por ser um método ainda mais fácil do que o Pix.
De qualquer forma, ele acredita que ambas plataformas vão proporcionar a redução do uso do dinheiro vivo.
“Tem muito espaço para o Pix crescer em cima do dinheiro. Não há canibalização, os dois vão crescer em cima da fatia de cash [dinheiro vivo]. Mas acho possível o usuário dizer: ‘faria no Pix, mas no WhatsApp é mais fácil’. No final, a maior oportunidade é contra o fluxo de dinheiro vivo. Não é o Pix contra o WhatsApp”, afirmou o diretor do Itaú.
Rubens também conclui que será natural que o WhatsApp Pay também possa se conectar futuramente ao Pix.
Com informações de Mobile Time.