Iniciativa ocorre em parceria entre o Governo Federal, Banco do Brasil e Sebrae.
O Governo Federal formalizou um protocolo de intenções com o Banco do Brasil e o Sebrae para levar internet grátis para 1.000 municípios brasileiros.
A iniciativa faz parte do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e que já tem mais de 13 mil pontos de internet via satélite instalados, chegando a 8,5 milhões de pessoas.
Atualmente, mais de 9.700 escolas, mais de 600 unidades de saúde e 500 comunidades indígenas são beneficiados pelo programa.
A assinatura ocorreu em Brasília, em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 5 de maio, com a presença do do presidente Jair Bolsonaro, do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, do presidente do Sebrae, Carlos Melles e do ministro das Comunicações, Fábio Faria.
VEJA TAMBÉM:
–> Decisão histórica da Anatel vai melhorar uso do Wi-Fi no Brasil
–> Wi-Fi do Facebook pode chegar a um milhão de usuários brasileiros
–> Wi-Fi Brasil poderá contar com novas formas de financiamento
O acordo com o Banco do Brasil e o Sebrae é reflexo da portaria do MCom nº 2.460, publicada no último dia 26 de abril, que permite que o governo possa fazer parcerias com instituições públicas e privadas para instalar novos pontos de internet gratuitas.
A conexão é oferecida por meio Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), operado pela Telebras.
O Banco do Brasil deverá levar a conexão para 500 municípios – principalmente em praças públicas e centros urbanos -, com o projeto levando o nome “Valoriza Wi-Fi Brasil”.
Um projeto piloto já começou a ser implantado em 55 cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
“O acesso aos benefícios digitais ajuda na modernização do município, fomenta a educação, impulsiona o empreendedorismo e a economia local, e ainda fortalece o papel do BB no apoio ao desenvolvimento regional”, considera o presidente da instituição financeira.
Os outros 500 municípios terão conexão oferecida pelo Sebrae, principalmente nas escolas que ainda não contam com a internet banda larga.
“A participação do Sebrae nessa iniciativa revela nosso compromisso com o desenvolvimento da Cultura Empreendedora no país. Sabemos que através da conectividade com a internet, a vida das pessoas de forma geral é beneficiada. Facilitaremos a comunicação nos municípios, gerando um ambiente mais propício para o crescimento dos pequenos negócios e estimulando a educação empreendedora nas escolas para milhares de crianças e jovens”, afirma o presidente do Sebrae.
A lista de cidades beneficiadas não foi divulgada pelo Banco do Brasil ou pelo Sebrae, mas a expectativa é que sejam priorizadas aquelas que ainda não contam com a conectividade.
Com informações de Ministério das Comunicações.