As redes WiFi 6 estão disponíveis no aeroporto desde o ano passado e agora contam com esse conveniente aditivo.
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport) anunciou nesta terça-feira, 18, que terá o primeiro terminal do mundo a implementar o sistema de roaming aberto (open roaming) em rede WiFi 6.
Promovido pela Wireless Broadband Alliance (WBA), a funcionalidade poderá ser usada por lojistas, passageiros e funcionários do Terminal 3 do aeroporto.
Quando o open roaming está disponível, um usuário pode se conectar automaticamente a qualquer rede WiFi 6 mantida por empresas que apoiam o padrão.
Nas palavras da WBA, “em vez de registrar novamente ou inserir de novo as credenciais de login, os usuários do GRU desfrutarão da conveniência do acesso instantâneo à rede combinado com a segurança de nível empresarial”.
VEJA TAMBÉM:
–> Aeroportos começam a ganhar redes 5G
–> Clientes Claro e NET terão WiFi gratuito em mais um aeroporto
–> Wi-Fi gratuito da Boingo chega em aeroportos brasileiros
Isso dispensa o uso de diferentes senhas, logins e credenciais.
A novidade funciona em Guarulhos a partir de roteadores, pontos de acesso e switches da fornecedora Cisco e a rede sem fio será gerenciada pela Boingo.
As redes WiFi 6 já estão em funcionamento no aeroporto paulista desde outubro do ano passado, numa iniciativa da qual a Boingo também faz parte. Agora elas ganham o aditivo de compatibilidade com o open roaming.
Mais sobre o WiFi 6
A tecnologia de redes sem fio WiFi 6, também conhecida como 802.11ax, é a mais recente geração desse padrão. Com ela é possível acessar a internet sem depender de fios e se conectar a outros computadores.
A geração anterior dessa tecnologia, conhecida como WiFi 5 ou 802.11ac, já trouxe avanços que agora ganham aprimoramentos.
O WiFi 6 alcança velocidades de até 9,6 Gbps, enquanto a geração anterior chegava “apenas” a 3,5 Gbps. O que as duas compartilham são as frequências usadas, que seguem sendo a 2,4 GHz e 5 GHz.
A tecnologia WiFi 6 permite que mais dispositivos se conectem a uma mesma rede, algo importante em locais movimentados como aeroportos ou em residências com muitos aparelhos online.
Com informações de Teletime