Operação permite que clientes da operadora possam acessar conteúdos da internet fora do Brasil.
A TIM (TIMS3) anunciou que contratou a empresa Sparkle para prestar serviços de conectividade com o backbone global da internet, para os IPV4 e IPV6 da operadora brasileira.
A empresa de telefonia explica que a contratação tem o objetivo de permitir que os clientes da operadora possam acessar conteúdo de internet que se encontra fora do país, utilizando um serviço de trânsito IP internacional.
O valor da operação é de R$ 56,2 milhões (sem impostos), com a vigência do contrato entre 1º de julho de 2021 e 31 de dezembro de 2023.
A Sparkle é uma subsidiária da Telecom Italia (que também controla as operações na TIM no Brasil) responsável pelas áreas de atacado e prestação de serviços de TI da companhia.
VEJA TAMBÉM:
–> Receita da TIM cresce 3% no primeiro trimestre
–> TIM aceita oferta de R$ 1,6 bilhão da IHS para a venda da FiberCo
–> Durante o Digital Day, TIM realiza demonstrações com o 5G standalone
Segundo a TIM, foram analisadas as propostas de sete empresas convidadas, sendo que a Sparkle apresentou as melhores condições técnicas e comerciais.
A lista de empresas que participaram da licitação não foi divulgada.
Segundo a TIM, o processo de negociação com a Sparkle não teve a participação de acionistas ou administradores da Telecom Italia.
O processo ocorreu de forma independente, tendo a aprovação do Comitê de Auditoria Estatutário e, posteriormente, examinado e aprovado pelo Conselho de Administração da TIM, seguindo as leis brasileiras.
A Sparkle é um provedor internacional de serviço que está entre os dez maiores do mundo.
A unidade possui um backbone proprietário de mais de 540 mil km de fibra na Europa, África, Américas e Ásia, oferecendo soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para empresas, provedoras de serviços de internet, plataformas “Over The Top” (OTT), reprodutores de mídia e conteúdos, serviços de aplicativos, além de operadoras fixas e móveis.
Recentemente, a Sparkle inaugurou um novo ponto de presença em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, para permitir o aumento do tráfego de internet no Brasil e em outros países da América do Sul e Central.
Com informações de Relações com Investidores TIM.