Ideia é abastecer com energia renovável quase mil antenas e torres.
A partir de uma parceria com a Faro Energy, a TIM (TIMS3) está ampliando o projeto de geração de energia limpa, por meio de usinas solares.
Até junho, a operadora deverá contar com mais 15 usinas, permitindo abastecer 970 antenas e torres da TIM nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Quanto as plantas estiverem operando, a expectativa é produzir mais de 45 Gigawatt-hora (GWh), o que equivale ao consumo mensal de 20 mil residências.
É esperado que cerca 15 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano deixe de ser emitido na atmosfera.
VEJA TAMBÉM:
–> TIM Brasil já representa 50% do valor de mercado da Telecom Italia
–> TIM pretende levar 4G para 5 mil km de rodovias paulistas
–> TIM experimenta com satélite de baixa órbita da Telesat de olho em cobertura 4G
O investimento nas 15 novas usinas solares equivale ao plantio de 90 mil árvores ou a redução da circulação de 8 mil veículos em estradas.
Dez usinas já estão em operação na Paraíba, Pernambuco, Ceará e no Tocantins.
Outras cinco estão em fase de construção no Distrito Federal e Rio Grande do Norte.
O investimento em projetos de energia limpa e renovável faz parte do projeto está em linha com a política de boas práticas ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, em inglês).
“Estamos, atualmente, com 34 usinas de energia renovável em operação e queremos chegar a 60 até o fim de 2022, com geração mensal suficiente para abastecer uma cidade de 150 mil habitantes. Para alcançarmos esse objetivo, precisamos de parceiros com expertise e potencial de crescimento, como a Faro Energy, que atua alinhada aos nossos pilares ESG”, destaca Bruno Gentil, diretor de suporte de negócios da TIM.
“Sabemos da importância de projetos de geração de energia sustentável para o país e queremos liderar, junto com a operadora, um mercado que está constantemente em busca de novas soluções e oportunidades”, comenta Pedro Mateus, CEO da Faro Energy.
Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.