Emissora carioca já perdeu Fórmula 1, Libertadores e Copa América para canais rivais.
O YouTube acaba de fechar um acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para transmitir os jogos do campeonato Paulistão, a partir do ano de 2022.
Por enquanto, esta será a única plataforma digital aberta a disponibilizar os jogos.
A expectativa é que o YouTube transmita 16 partidas por temporada, sendo um jogo por rodada da primeira fase, além de uma partida das quartas, uma da semifinal e as duas finais.
Até o momento, a TV Globo não fechou o novo contrato de licenciamento do campeonato e nem sinalizou publicamente se pretende fazê-lo.
VEJA TAMBÉM:
–> Guigo TV vira ‘pedra no sapato’ do Globoplay
–> Globo e Netflix desmentem suposta ‘união’ no mercado
–> Como e por que a Globo caminha para ser uma empresa de mídia e tecnologia?
Caso a negociação não vá adiante, o Paulistão se soma a outros campeonatos que a emissora carioca deixará de transmitir, como a Libertadores e a Copa América.
Estes dois campeonatos, assim como a Liga dos Campeões, passaram a ser transmitidos pelo SBT.
Vale lembrar que a TV Globo também perdeu para a Band a transmissão das corridas automobilísticas da Fórmula 1, após o fracasso nas negociações com a Liberty Media.
Para a federação de futebol, o contrato com o Youtube – o primeiro fechado para o próximo ciclo de direitos de transmissão do Paulistão – vai abrir possibilidade para novos formatos, além do envolvimento de youtubers e apresentadores com as imagens dos jogos.
A FPF, por meio da agência LiveMode, centralizará a produção das transmissões, bem como contratar a equipe de narração e análise das partidas.
O contrato com a plataforma de vídeos também envolve outras competições, como o Paulistão Feminino, a Copa São Paulo, o Paulista Sub-20 e o Paulistão A2, entre outros conteúdos.
O YouTube já possuía acordos para transmissão de eventos esportivos no exterior, como a Major League Baseball (MLB), nos Estados Unidos, e a Fórmula 1, na Europa.
“Esta parceria com a Federação Paulista de Futebol reforça nosso compromisso com o Brasil e mostra nosso empenho em ser o melhor parceiro para federações, clubes e ligas e entregar o melhor conteúdo aos fãs de esporte”, explica Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Com informações de Federação Paulista de Futebol e Folha de São Paulo.