Ideia é proteger o meio ambiente e promover uma melhor destinação para equipamentos de informática, eletroeletrônicos, telefones e televisores.
Na próxima sexta-feira, 11 de junho, o Ministério das Comunicações (MCom) participa de uma campanha educativa que incentiva o descarte correto de resíduos eletrônicos.
Entre 10h e 16h, um ônibus ficará estacionado em frente ao prédio do MCom, no estacionamento no Bloco R, em Brasília, para receber equipamentos e aparelhos sem uso, que serão encaminhados para o programa “Computadores para Inclusão”.
No programa, os materiais são reciclados e recuperados, para então serem doados para pontos de inclusão digital, como bibliotecas, escolas públicas, associações comunitárias e telecentros.
Até o momento, já foram recondicionados quase 21 mil computadores, que seguiram para 1,4 mil pontos de inclusão digital em 498 municípios brasileiros.
VEJA TAMBÉM:
–> MCom doa computadores usados para escolas e assentamentos rurais
–> Pensando no meio ambiente, empresa lança cartão SIM ecológico
–> Sua operadora se preocupa com o meio ambiente?
A iniciativa de recolher equipamentos é feita em parceria com a “Programando o Futuro”, uma organização não governamental.
Podem ser descartados equipamentos de informática, televisores, eletroeletrônicos e aparelhos de telefones.
Normalmente, esses produtos contêm materiais e elementos químicos, como mercúrio, berílio, chumbo ou lítio, que podem contaminar o meio ambiente e ser prejudiciais para a saúde humana, de plantas e animais.
Além do prédio do Ministério das Comunicações, o ônibus estará entre os dias 7 e 13 de junho em outros pontos da capital federal, como o Palácio do Buriti, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Tribunal de Contas da União e Centro Cultural Banco do Brasil.
A ação faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no dia 5 de junho.
Vale lembrar que o MCom mantém um ponto fixo disponível durante todo o ano para o descarte de produtos eletrônicos, localizado na entrada do Bloco R.
Para mais informações, o Ministério das Comunicações disponibiliza o telefone número (61) 2027-6969.
Com informações de MCom.