Fala foi durante participação no programa Pânico, da rádio Jovem Pan. Confira o vídeo.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o agronegócio brasileiro poderá crescer 20% com a chegada do 5G no país.
A afirmação foi feita durante entrevista de Faria ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan.
“O nosso agro é pujante. Com o 5G o crescimento previsto é de 20%, vai aumentar nossa liderança no agronegócio. Hoje o Brasil produz comida para 1 bilhão de pessoas, até 2050 poderemos duplicar a produção sem desmatamento, apenas usando tecnologia”, reforçou o ministro.
Ele afirmou que a chegada da rede de quinta geração trará uma mudança “absurda” na vida das pessoas, além de proporcionar um salto tecnológico em várias áreas da economia.
VEJA TAMBÉM:
–> Brasil ativa a primeira antena 5G rural do país
–> Apenas 23% das áreas rurais do Brasil são cobertas com sinal móvel
–> 5G vai fazer jovens se interessarem pelo trabalho no campo, diz ministra
Entre as áreas beneficiadas estão a de telemedicina (como a execução de cirurgias remotas), transportes, educação e segurança.
Durante a participação do programa de rádio, o ministro também voltou a prometer que todas as capitais brasileiras terão o 5G até julho de 2022.
Além disso, ele mencionou na entrevista o vídeo que ele fez alertando que as redes 5G DSS disponíveis no país ainda não são o 5G, apenas um “4G ampliado”, resumindo a tecnologia a apenas um “teste” realizado pelas operadoras.
Vale lembrar que esta afirmação de Faria vai contra as definições técnicas internacionais do 3GPP.
O edital do leilão do 5G segue em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além do prazo inicial de 60 dias prometido pelos ministros.
A previsão é que a venda das frequências ocorra em agosto.
Confira abaixo a entrevista na íntegra de Fábio Faria ao programa Pânico, da Jovem Pan.
Com informações de Ministério das Comunicações.