Operadora venceu as rivais Claro, Vivo e Oi na experiência em videochamadas por redes móveis.
De acordo com um novo estudo realizado pela Opensignal, a TIM é a operadora que oferece aos clientes a melhor experiência em chamadas de vídeo em grupo por rede móvel
A operadora atingiu 69,1 pontos de 100, sendo seguida da Claro (67,9 pontos), Vivo (63,0) e Oi (50,4).
Os dados foram coletados entre os dias 12 de fevereiro e 13 de maio de 2021.
O novo relatório da empresa foi motivado pelo aumento da procura de serviços de videoconferência, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus.
VEJA TAMBÉM:
–> Divulgado novo ranking de velocidade da internet móvel no Brasil
–> Claro tem a melhor internet móvel do Brasil, segundo a nPerf
–> 5G atinge velocidade média de 415 Mbps na Coreia do Sul
Na métrica utilizada, a Opensignal mediu a proporção de chamadas de vídeo em que todos os usuários tiveram pelo menos uma experiência de chamada em vídeo considerada adequada ou melhor.
Foram considerados uma variedade de cenários, com o objetivo de refletir o número típico de participantes durante uma videochamada real por meio de um smartphone, com dois, quatro e oito participantes.
Em recente estudo divulgado pela Tutela, foi a Claro que apresentou a melhor experiência móvel para videochamadas, serviços de streaming e jogos para celular.
Além do Brasil, a Opensignal também fez um levantamento da qualidade das chamadas de vídeo por redes móveis em outros 18 países da América do Norte, Central e do Sul.
No ranking geral, o Brasil ficou em 7º lugar, com uma pontuação média de 63,6, ficando atrás da Argentina (76,9 pontos), Uruguai (75,6), Canadá (75,1), Estados Unidos (75,8), Porto Rico (71,8) e México (71,1).
Entre as operadoras, as uruguaias Claro – pertencente à América Móvil, que também controla a Claro no Brasil – e a Movistar – da Telefónica, dona da Vivo -, assim como a argentina Personal, ultrapassaram a marca dos 80 pontos.
“A videoconferência como um serviço tem crescido em importância desde que as medidas de bloqueio da Covid-19 forçaram todos os cidadãos a ficarem em casa e evitarem encontros cara a cara. De repente, muitos aspectos de nossas vidas, como trabalho, educação e interações sociais, começaram a depender fortemente da conectividade com a internet – mas a experiência nem sempre foi tão tranquila quanto deveria ser, especialmente com vários feeds de vídeo envolvidos. Os serviços de videoconferência resilientes para assinantes individuais e empresariais continuarão sendo essenciais mesmo após a pandemia, caso as empresas adotem regras mais flexíveis para o trabalho remoto”, disse a Opensignal em relatório.
Com informações de Opensignal.