Executivo assume o cargo antes ocupado por Rodrigo Abreu, da Oi.
Nesta sexta-feira, 23 de julho, a TIM (TIMS3) anunciou que o CEO da operadora, Pietro Labriola, assumiu a presidência da Conexis Brasil Digital, entidade que congrega as principais empresas de telecomunicações do país. Ele substitui o cargo antes ocupado por Rodrigo Abreu, CEO da Oi (OIBR3/OIBR4), e terá mandato de um ano.
O economista Marcos Ferrari permanecerá como presidente executivo da entidade. Além da Conexis Brasil Digital, Labriola também será presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) e da Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel).
Pietro é CEO da TIM desde 2019, acumulando 14 anos trabalhando na operadora. Antes, entre 2015 e 2018, era diretor de operação da companhia. Ele é formado em administração pela Universidade de Studi di Bari, com especialização em inovação e tecnologia pela Advanced School of Management (ASMIT).
O executivo assume a presidência das entidades em um momento de importância para o setor de telecom, por conta do leilão do 5G. Ainda sem data para ocorrer, a licitação deve movimentar mais de R$ 40 bilhões em investimentos.
VEJA TAMBÉM:
–> Reclamações de clientes de telecom caem 19,6% no primeiro semestre
–> Setor de telecom se manifesta sobre a proposta da reforma tributária
–> Operadoras são contrárias ao fim do roaming entre Brasil e Chile
“A missão da Conexis nesse importante momento de evolução é contribuir para a eficaz introdução da nova tecnologia 5G que é fundamental para o futuro do país econômica e socialmente. Como representantes do setor, lideraremos o debate pensando sempre em como as telecomunicações podem e devem agregar para a vida das pessoas”, afirma o CEO.
Há um ano, a marca SindiTelebrasil foi substituída pela Conexis Brasil Digital, como forma de reforçar o propósito da entidade e do setor para promover a digitalização do país. A entidade lembra que mesmo durante a pandemia, as empresas mantiveram os investimentos, que têm se mantido acima de R$ 30 bilhões por ano.
Além de Labriola, Mario Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios, institucionais e imprensa da TIM, assume a presidência do Conselho de Signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART). Trata-se de um conjunto de princípios, regras, instrumentos, mecanismos e procedimentos para manter uma regulação efetiva e eficiente do setor de telecom, no âmbito da Conexis.
Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.