Nova unidade pretende se tornar uma empresa líder no mercado de atacado de fibra no país.
A operadora Vivo (VIVT3) acaba de anunciar que consumou a venda da FiBrasil, uma nova empresa voltada para o mercado de fibra no atacado.
O negócio foi anunciado em março deste ano, a partir de um acordo com a canadense Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ).
Na transação, a CDPQ terá o controle de 50% da FiBrasil.
O restante será dividido entre a Telefônica Brasil (mais conhecida pela marca Vivo) e a Telefónica Infra (sociedade sediada na Espanha e controlada pelo Grupo Telefónica).
VEJA TAMBÉM:
–> Vivo Fibra bate recorde de adições e fatura R$ 1 bilhão no 1º trimestre
–> Fibrasil entra em operação no segundo semestre, diz Vivo
–> Vivo promete levar fibra para mais 25 cidades de Minas Gerais
Ao todo, a CDPQ investirá R$ 1,8 bilhão, o que inclui pagamentos para a Vivo e investimentos na unidade de fibra.
O contrato prevê aportes na FiBrasil de cerca de R$ 750 milhões, sendo R$ 205 no fechamento da operação.
Já a Vivo contribui com ativos de fibra, incluindo a cobertura atual de 16,3 milhões de casas passadas com tecnologia FTTH.
A previsão é atingir 24 milhões de casas até o final de 2024.
O negócio já tinha sido aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como a Agência Antitruste Europeia.
Em maio, a operadora já havia adiantado que a FiBrasil entraria em operação já neste segundo semestre.
“A Vivo, como cliente âncora da FiBrasil, acelerará a execução de sua estratégia de crescimento no mercado de fibra”, afirmou a empresa em comunicado.
A ideia é que a Vivo continue a gerenciar o relacionamento com o cliente e remunerar a pelo uso da rede de fibra da nova empresa.
A estratégia da Vivo é a mesma utilizada pelas rivais Oi (OIBR3/OIBR4), com a InfraCo, e a TIM (TIMS3), com a FiberCo.
Com informações de Relações com Investidores Vivo.