Movimento faz parte das estratégias econômicas e sociais na ilha para o enfrentamento da pandemia.
Na última semana, o governo de Cuba publicou um novo decreto sobre as Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação e Uso do Espectro Radioelétrico. A nova norma prevê, pela primeira vez na história do país, a oferta do serviço de TV por Assinatura para clientes residenciais da ilha.
Atualmente, o serviço de TV Paga está presente apenas em hotéis e para algumas empresas estrangeiras. O objetivo agora é disponibilizar o serviço para mais pessoas, aproveitando-se da rede que já está instalada. A abrangência do serviço será até onde a infraestrutura permita.
“Temos um sinal de televisão a cabo que é oferecido ao turismo e a algumas pessoas jurídicas, com uma infraestrutura criada que é subutilizada”, afirmou o diretor de Regulamentação do Ministério das Comunicações (Mincom) de Cuba, Wilfredo López Rodríguez.
Há quase um ano, o governo cubano já havia anunciado que iria analisar a oferta residencial de TV por assinatura no país. Na mesma época, também foi divulgado a ampliação da produção nacional de aparelhos receptores de TV digital, acelerando a migração do sinal analógico para o digital.
VEJA TAMBÉM:
–> Juntas, Dona da Claro e Televisa dominam mercado da TV Paga na América Latina
–> Brasil é um dos países com menor penetração de TV paga
–> TV por assinatura cai pela primeira vez na América Latina
O movimento faz parte da estratégia do governo de impulsionar a economia diante da crise da Covid-19. Além disso, a ideia é rentabilizar as redes já instaladas e que estavam sendo subutilizadas.
Vale lembrar que, recentemente, cubanos fizeram grandes manifestações para protestar sobre a falta de alimentos, o aumento de preços, o colapso da economia e a forma como o governo tem combatido a pandemia. Para abafar os protestos, o governo cubano chegou a restringir a internet da população.
Por enquanto, Cuba ainda não detalhou quais canais fechados serão ofertados, quanto custará o novo serviço de TV por assinatura, assim como a data de lançamento oficial. Se o projeto for bem sucedido, ele ficará a cargo da Empresa de Telecomunicaciones de Cuba SA.
Com informações de TAVI Latam.