Fim do recurso que viabiliza lançamento simultâneo dos filmes entre os cinemas e streaming ainda não é definitivo.
A polêmica ao redor do Premier Access pode não terminar tão cedo quanto se espera. Nas últimas semanas, a ‘gigante’ de Hollywood praticamente decretou o fim do recurso no Disney+ após não agendar mais lançamentos simultâneos entre cinemas e streaming. A decisão ocorreu logo após o problemático processo da atriz Scarlett Johansson contra a empresa, visto que a atriz teria participação nas bilheterias de “Viúva Negra” e alegou que a plataforma boicotou a performance do longa-metragem nas telonas.
O Premier Access é um recurso polêmico desde o início, a começar pelo alto valor cobrado para acesso aos filmes: R$ 69,90 no Brasil. Já a outra parte do conflito se concentra nas redes de cinema que se sentem boicotadas por não serem mais a “primeira janela” de exibição para os filmes.
Os atores representam ainda uma terceira parte do conflito. Estrelas do porte de Scarlett Johansson firmam contratos com participação nas bilheterias e querem ter o poder de negociação com a estreia simultânea no streaming.
A Disney se defende com a alegação de que são esforços necessários para conter o rombo gerado pela pandemia da COVID-19, afinal, salas de cinema estiveram fechadas por muito tempo e agora operam com capacidade reduzida.
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E mesmo sem nenhum filme agendado para estrear no formato do Premier Access nos próximos meses, o fim ainda não é um decreto. A pista veio com uma entrevista recente do produtor Kevin Feige, responsável pela franquia de filmes da Marvel Studios. Em entrevista a Variety, o executivo foi questionado se o filme “Os Eternos” seria lançado apenas nos cinemas e ele se limitou a responder um “Veremos”.
Isso significa que os próximos filmes da Disney serão verdadeiros testes para a empresa entender se os filmes já conseguem boas performances tendo suas estreias com exclusividade nas salas de cinema. Shang-Chi, também da Marvel Studios, será um dos filmes cobaias.
Os filmes só vão para o Disney+ 45 dias após suas estreias nas telonas. O estúdio deve formatar sua estratégia de exibição de acordo com as aventuras do novo super-herói da Marvel.