Novidade permitiria fazer ligações telefônicas sem precisar das redes 2G, 3G, 4G ou 5G.
O lançamento do iPhone 13 ainda não tem data oficial de lançamento, mas rumores apontam que o novo aparelho da Apple poderá fazer chamadas telefônicas via satélite, sem precisar das redes móveis tradicionais. O rumor foi divulgado por Ming-Chi Kuo, conhecido por antecipar novidades da fabricante da maçã.
Em uma nota a investidores vazada na internet, a Apple afirma que a empresa deverá utilizar um modem proprietário no iPhone 13 baseado no modelo X60, da Qualcomm. Esse modem é utilizado em aparelhos de celulares via satélites fabricados em parceria com a Globalstar.
Com isso, o novo aparelho da Apple poderia se conectar a redes de satélite em baixa órbita terrestre, como é o caso da Starlink, do bilionário Elon Musk. Vale lembrar que ele revelou recentemente que a empresa entrou com um pedido na Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) para tornar a Starlink em um serviço móvel.
“Existem muitos cenários em potencial de uma cooperação no modelo de negócios da Apple com a Globalstar. O mais simples deles é que, se a operadora de telefonia do consumidor já tiver alguma relação com a Globalstar, o usuário poderá usar diretamente o serviço de comunicação por satélite no iPhone 13”, explica Ming-Chi Kuo.
VEJA TAMBÉM:
–> iPhone 13 terá fornecedores chineses para driblar escassez
–> Cuidado! Nome do Wi-Fi pode desativar funções de rede de iPhones
–> Apple exclui aplicativo pirata de TV disfarçado de jogo
Porém, segundo especialistas do setor, o fato do novo iPhone ter um modem baseado na arquitetura do X60 não significa necessariamente que o aparelho pode ou deve se conectar às redes de satélites. Eles ressaltam que a Apple não deverá incluir, por exemplo, uma daquelas grandes e externas antenas para que alguém consiga utilizar a rede via satélite.
Além disso, embora o foco da Globalstar é ser uma operadora de telefonia via satélite, a empresa também conta com redes móveis em terra para permitir o acesso dos usuários. Porém, o uso da tecnologia no novo iPhone 13 pode indicar um aceno da Apple para implementação futura de recursos que utilizam a rede de satélites.
Com informações de UOL.