Enquanto a banda larga cresce intensamente, os serviços de telefonia fixa e TV por assinatura continuam em queda.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou na internet o “Relatório Analítico do Impacto da Pandemia de COVID-19 no Setor de Telecomunicações do Brasil, 2ª Edição”.
O documento analisa os impactos e reflexos da mudança comportamental dos consumidores nos serviços de telecomunicações até o primeiro semestre de 2021.
O documento apresenta um resumo dos relatórios sobre a pandemia de Covid-19 apresentados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e uma coletânea de dados da própria Anatel e do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
Através do Relatório, ficou claro que após início da pandemia de Covid-19, em meados de março de 2020, a Banda Larga fixa teve uma aceleração no crescimento do número de acessos.
Em março de 2021, registrou aproximadamente 37 milhões de acessos, com crescimento de 12% até fevereiro de 2021. O documento destaca também que a faixa de velocidade de banda larga acima de 34 Mbps teve a maior taxa de crescimento.
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Enquanto isso, a telefonia móvel, por sua vez, teve uma intensa recuperação, a partir de maio de 2020. Nós últimos três anos, a telefonia móvel enfrentava uma queda, porém, agora, conta com crescimento de 6,8% em 12 meses pós março de 2020.
Além disso, os usuários passaram a trocar os contratos de menor velocidade para os de maior velocidade. Também vem ocorrendo a substituição da tecnologia, com crescimento de acessos de fibra ótica, por exemplo.
O documento mostra também que os usuários estão preferindo o serviço pós-pago. Desde setembro de 2020 os acessos pós-pagos têm maior market share que os acessos pré-pagos.
Já os serviços de telefonia fixa e TV por assinatura continuam caindo. O relatório constatou também um aumento substancial dos IRs (Índice de Reclamações) em reclamações, especialmente em Banda Larga Fixa e TV por assinatura.
O Relatório também traz resultados de pesquisa feita junto ao corpo técnico de especialistas da Anatel para a obtenção de insights de análise sobre os impactos da pandemia de COVID no setor de telecomunicações no Brasil.
Com informações de Anatel