Como de costume, o telemarketing de telecomunicações é alvo de polêmica, debate e multa; saiba os detalhes.
Os consumidores já haviam bloqueado ligações de telemarketing, mas ainda assim foram importunados com chamadas da Claro. Por conta desse infortúnio, a operadora foi multada em R$ 10 milhões pelo Ministério Público de Minas Gerais, visto que o fato ocorreu no estado. O processo administrativo teve início após uma denúncia, feita por um consumidor que recebeu ligações com ofertas de banda larga e TV por assinatura.
Em defesa da prática, a Claro esclareceu que fez um acordo com o consumidor para solucionar o problema. No entanto, na visão da entidade responsável pelo processo, a companhia só tomou a atitude após a infração ter sido verificada.
Além de denúncia, foram registradas 51 reclamações similares, que acarretaram na multa de R$ 10.702.463,48 para a operadora. A publicação por meio de marketing direto e ativo, via ligações e mensagens, é assunto de interesse público para a Promotoria de Defesa do Consumidor, fato que fez o processo ganhar uma atenção.
A Claro ainda terá a oportunidade de apresentar um recurso em tentativa de não arcar com a multa, que ultrapassa a cifra de R$ 10 milhões.
VEJA TAMBÉM:
–> Claro oferta 20 GB por R$ 39,99 de forma relâmpago
–> Claro passa a vender os novos smartphones da linha Moto G
–> Claro lança plano móvel com assinatura do Globoplay inclusa
Consumidores de todas as partes do país podem se cadastrar no “Não me Perturbe” para bloquear ligações de telemarketing feitas por várias operadoras. Algumas unidades do Procon também disponibilizam um cadastro próprio e regional para clientes de telefonia móvel e outros segmentos.
O valor de R$ 10 milhões é calculado com base no porte econômico da Claro, uma das maiores operadoras de telefonia móvel, internet banda larga e TV por assinatura do país.