Projeto iria acabar com os fios em postes das zonas de preservação do patrimônio do Recife.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vetou um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores que obrigava empresas de telecomunicações e embutir, de forma subterrânea, o emaranhado de fios que atualmente está exposto nos postes de toda a extensão das Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (ZEPHs), como Bairro do Recife.
Ao vetar o projeto, João Campos alegou “necessidade de estudos aprofundados para evitar obrigações abusivas às empresas”.
Agora, o projeto seguirá para a Câmera, que detém a resposta final sobre o veto. Porém, os parlamentares devem votar para que a decisão do prefeito seja mantida.
A determinação, que previa o fim dos fios na região, é de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), foi aprovado no dia 10 de agosto pelo plenário da Câmera. Eriberto queria cumprir uma norma estabelecida em 2014 que torna obrigatória a instalação subterrânea de todo o cabeamento externo do município.
VEJA TAMBÉM:
–> Prefeitura pretende multar operadoras por bagunça de fios em postes
–> Operadoras têm até maio para organizar bagunça em postes
–> Roubo de fios deixou 30 mil pessoas sem internet em cinco bairros
“A gente vê com frequência no Recife um emaranhado de fios nos postes, que prejudicam o aspecto paisagístico e ainda coloca em risco os transeuntes. Então viemos com essa proposta de começar o embutimento com as Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural, que abrangem muitas áreas turísticas, como o Bairro do Recife. Vamos acompanhar os desdobramentos da proposta e avaliarmos a apresentação de um projeto abrangendo toda a cidade”, destacou o vereador Eriberto Rafael na época da aprovação do projeto.
No entanto, a lei, que tinha o prazo para o fim dos cabos de até dois dois, foi vetada pelo então prefeito Geraldo Julio. (PSB).
A norma dizia que as despesas ficariam por conta das empresas e quem descumprisse poderia receber multa. Era previsto um prazo de 10 anos para que todos os fios externos fossem embutidos.
Com informações de JC