Confira a recomendação dos especialistas ouvidos pelo Minha Operadora para evitar a dependência dos serviços do Facebook nos negócios.
A semana começou com uma polêmica de proporções gigantescas para os empresários e usuários de tecnologia no geral: a queda do WhatsApp e de todos os outros serviços do Facebook, como a rede social de mesmo nome e o Instagram. O ocorrido se tornou histórico pelo simples fato de ter sido o mais duradouro até então, foram mais de seis horas sem acesso a qualquer uma das plataformas supracitadas.
Para a empresa de Mark Zuckerberg, a grande controladora de todo o sistema, foram mais de US$ 6 bilhões perdidos. Mas, não faltaram usuários comuns com relatos de prejuízo, pois trabalham exclusivamente com redes sociais e tiveram um dia perdido, até mesmo nas vendas.
Com isso, levanta-se um debate a respeito da “dependência do Facebook”. E se um dia as plataformas simplesmente deixarem de existir? Como será a vida dos empresários que as utilizam para vender e até mesmo daqueles que usam para outros fins?
Para aprofundar a questão, o Minha Operadora foi atrás de especialistas na área, que analisaram criticamente a situação.
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“Os maiores prejudicados são as micro e pequenas empresas que ainda estão trabalhando sua imagem de marca no mercado. Se o consumidor não tiver o nome daquela empresa em mente, é provável que no dia seguinte ele vá fazer negócios em um concorrente nos próximos dias”, destacou Leandro Ueda, co-fundador e COO da Octadesk, startup que auxilia empresas em canais digitais.
Para o empresário, é necessário prever cenários como esse, independente do tamanho da empresa.
“Ao diversificar os canais de atendimento, a empresa consegue abranger diversos públicos e não sair em desvantagem em qualquer sinal de instabilidade”, explica.
Já Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, responsável por um software de gestão da experiência do cliente, esclarece que ter uma orientação omnichannel é um diferencial para situações como essa.
“Também é importante ter um “Plano de Continuidade”, ou seja, esse imprevisto deve acionar etapas planejadas para continuar esse relacionamento com o cliente. Ele pode ser criado com um aviso inicial alertando sobre o problema ou instabilidade identificados, seguido da comunicação dos canais alternativos, comunicação interna de como lidar com a situação e quais as tarefas de cada área, por exemplo”, esclareceu.
* Os especialistas participaram da publicação a convite do Minha Operadora