O Google anunciou nesta quinta-feira (21), a redução da comissão para os aplicativos baseados em assinatura (serviços de streamings) da Play Store. Todas as plataformas de streamings devem compartilhar agora apenas 15% dos ganhos sobre novos clientes com o Google.
As plataformas que estão cadastradas no Play Media Experience Program podem reduzir a taxa para até 10%, que é um projeto do Google para encorajar o desenvolvimento de aplicativos e serviços dentro do Google.
Para fazer parte do programa, o aplicativo deve ser relacionado a streaming de vídeo, áudio ou livros, além de ter alta avaliação dos usuários da Play Store.
Antes, a taxa só podia ser reduzida em duas situações: pequenos desenvolvedores com lucros inferiores a US$ 1 milhão ao ano, e em assinaturas que eram mantidas por mais de um ano no Google.
LEIA TAMBÉM:
–> Novo TV Stick da Realme tem Google TV e suporte 4K
–> IPTVs piratas estão liberadas na Play Store
–> Vivo lança parceria para vender Google WiFi
O modelo do Google é similar ao utilizado na App Store da Apple, mas o Google é bem menos restritivo do que a Apple, uma vez que programas podem ser baixados fora do próprio ecossistema Google.
Outra diferença entre ambas empresas é que o Google permite que as plataformas aceitem formas de pagamentos pela web há mais tempo, uma vez que há pouco tempo que a Apple liberou a veiculação de links para pagamentos dentro de aplicativos.
Em outras palavras, os aplicativos devem optar pelo recurso de pagamento nativo, uma vez nem Google nem Apple permitem que os desenvolvedores integrem mecanismos de pagamentos aos aplicativos.
Vale ressaltar que realizar pagamentos pela loja nativa pode ser mais seguro, devido a proteção de dados do cartão garantida pela Play Store.
De acordo com o Google, as reduções começam a valer hoje (21), sendo que os desenvolvedores serão notificados sobre a redução da taxa.