O ministro das Comunicações (MCom), Fábio Faria, participou ontem (25) da cerimônia de entrega do programa Wi-Fi Brasil na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. Foi instalado nas comunidades rurais do município o Wi-Fi na Praça, onde a população passa a ter acesso a conectividade de alta velocidade com internet gratuita.
As regiões que a partir de agora terão acesso gratuito à internet banda larga são Perímetro Irrigado Sabugi, Furna da Onça e Laginhas; Currais Novos: São Sebastião, Cruz e Quilombo Negros do Riacho; Bodó: Assentamento Serrano e São José do Seridó: Assentamento Seridó.
Ontem também foi entregue o Nordeste Conectado, outro programa do Ministério das Comunicações, onde 36 órgãos públicos, entre escolas, universidades, unidades de saúde e instituições de segurança, receberam internet banda larga de alta velocidade.
Por meio do projeto Infovia Potiguar, que recebeu apoio de R$ 10 milhões do MCom, Currais Novos foi escolhida para a primeira fase do lançamento de cabos de fibra óptica e Internet banda larga de alta velocidade em 23 órgãos públicos, como escolas, órgãos de saúde e segurança pública. A segunda fase deverá ser iniciada em dezembro.
LEIA TAMBÉM:
–> Prefeitura de SP pretende colocar wi-fi em escolas e postos de saúde
–> Rádio e TV poderão atuar com potência reduzida, afirma MCom
–> Google vai criar pontos de Wi-Fi gratuitos em todo o Brasil
Além da entrega de todos esses programas de internet banda larga, Fábio Faria também atendeu uma solicitação antiga e garantiu melhorias e ampliação dos serviços de telefonia celular e 4G nas seguintes regiões: Carnaúba dos Dantas, Ouro Branco, Cruzeta, São Rafael e São José do Seridó.
O ministro atendeu também o pedido de ampliação de infra-estrutura para mais conectividade nas seguintes rodovias: BR 226; RN 233 (Triunfo Potiguar/Paraú); BR 427 (Jucurutu/Caicó) e RN 118 (Caicó/Ouro Branco).
Sobre os programas da MCom
Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal em parceria com a Telebras para promover inclusão digital e social, levando a internet banda larga via satélite para regiões onde há pouca ou nenhuma conexão.
A Infovia Potiguar é uma rede de dados de alta capacidade que atende com fibra óptica as demandas da população do Rio Grande do Norte.
Nordeste Conectado também é um programa do Governo Federal desenvolvido pela MCom. O programa tem por finalidade implantar infraestrutura para promover tráfego de dados de internet via fibra óptica ao longo da rede da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco).