A Samsung está sendo proibida de vender e comercializar 61 modelos de smartphones na Rússia, por causa de processo em que a empresa responde por quebra de patente, sendo que foi condenada em primeira instância.
A companhia está sendo acusada de plagiar tecnologia patenteada pela empresa SQWIN SA, empresa de rede de pagamento eletrônico. Segundo a autora do processo, a marca sul-coreana utiliza em seu sistema de pagamento Samsung Pay, uma tecnologia de pagamento eletrônico da empresa suíça.
“Aparentemente, a SQWIN tem uma patente registrada na Rússia e o processo contra a Samsung está acontecendo no país para que as autoridades locais impeçam a empresa de usá-la localmente”, afirma SQWIN SA em seu site.
O processo se trata da tecnologia NFC para pagamento por aproximação utilizada no Samsung Pay. O processo da empresa suíça contra Samsung não é algo novo, mas somente agora a fabricante está se deparando com resultados nada agradáveis para a empresa.
LEIA TAMBÉM:
–> Samsung disponibiliza Pluto TV em seu sistema operacional
–> Samsung consegue aumentar lucro em 28%, segundo relatório
–> Google e Apple são acusadas de “censura” por líder político russo
A decisão judicial ainda não tem efeito legal, uma vez que a Samsung entrou com recurso. Portanto, a Samsung continua comercializando seus smartphones com o pagamento por aproximação por meio do Samsung Pay.
Os 61 modelos de smartphones da Samsung que estão “impedidos” de serem comercializados na Rússia não foram especificados pelo tribunal. No entanto, é provável que a restrição contemple os lançamentos recentes da marca sul-coreana, como o Galaxy Z Flip 3 e o Z Fold 3.
Smartphones com Samsung Pay
O Samsung Pay se trata de uma ferramenta que serve como carteira virtual e permite o pagamento por aproximação, sendo necessário apenas que o usuário encoste o telefone na máquina para autorizar a transação via PIN ou impressão digital.
De acordo com o site GSM, a ferramenta da Samsung é o terceiro mais utilizado entre os sistemas de pagamentos por aproximação na Rússia, ocupando 17% do mercado. Samsung Pay fica atrás apenas do Google, com 32% e Apple com 30% das transações.