O Procon de São Paulo (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) notificou a Via S/A, empresa responsável pela loja online das Casas Bahia, por descumprir com um desconto oferecido durante a Black Friday. O varejo terá que explicar por que cancelou os pedidos de consumidores que compraram smartphones que foram ofertados com valores promocionais no site.
O problema foi que a companhia cancelou pedidos de clientes que compraram o Samsung Galaxy Note 20 por R$700, que custa cerca de R$ 3 mil, um desconto de aproximadamente 76%. O mesmo aconteceu com pedidos do Samsung Galaxy S20 FE por R$ 1 mil, que custa cerca de aproximadamente R$ 2.500, a depender do modelo e da loja.
O Procon de São Paulo deu prazo de 3 dias para que o varejo esclareça os motivos que fizeram cancelar os pedidos, além de informar quantos pedidos da oferta foram realizados e o que pretende fazer para resolver as reclamações dos consumidores.
Segundo nota da Via S/A enviada à imprensa, a empresa informou que
“as variações de preço dos smartphones Galaxy Note 20 ocorreram devido a uma falha de processamento”. Os clientes “com valor apontado pelo sistema momentaneamente de forma incorreta tiveram a compra cancelada e foram reembolsados”.
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O diretor-executivo, Fernando Capez, recomenda que “Quem tiver algum problema com sua compra deve fazer uma reclamação no site do Procon-SP a qualquer hora”. A reclamação pode ser feita no site, onde “Assim que acessar a página, o internauta encontra um espaço específico para os registros sobre a data”.
De acordo com o órgão, a maior parte das queixas são relacionadas aos atrasos ou serviços e produtos não entregues durante o período promocional da Black Friday. Outras reclamações são sobre pedidos cancelados após compra, alteração de preço e indisponibilidade de produto.