O que parecia ser uma forma fácil e mais econômica de fazer compras, tem virado um pesadelo para milhares de pessoas que utilizam o aplicativo de compras coletiva Facily. Acontece que, segundo o Procon de São Paulo, o e-commerce é recordista absoluto em reclamações, como de demora na entrega de produtos e dificuldade de reembolso.
De acordo com o órgão, as reclamações sobre o Facily teve um salto no decorrer do ano, pois em janeiro, o aplicativo tinha apenas 21 consumidores insatisfeitos, mas no final de outubro, o número teve um aumento de 283,000%, saltando para 59.539 reclamações em outubro, o equivalente a uma média de 80 queixas por hora.
Devido à grande quantidade de queixas sobre o Facily, o Procon estuda efetuar a punição mais dura prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC): retirar o aplicativo do ar. Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, afirmou em comunicado que “A Facily é recordista absoluta no Procon-SP, nunca um fornecedor no período de seis meses teve esse aumento tão expressivo nas reclamações”.
Em maio e junho, a Facily Soluções e Tecnologia, empresa por trás do aplicativo, foi convocada pelo Procon-SP para explicar os problemas apresentados pelos consumidores, mas as respostas dadas pela companhia não foram consideradas satisfatórias.
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Segundo o órgão, entre janeiro e outubro de 2021, já foram registradas mais de 151 mil reclamações relacionadas a Facily, um aumento muito significativo comparado ao mesmo período do ano passado, onde havia apenas 14 queixas.
Com isso, o Procon de São Paulo orienta os consumidores a ficarem atentos às ofertas do aplicativo, uma vez que já houve casos de clientes receberem produtos fora da validade, no caso de alimentos.
“O Procon-SP recomenda que os consumidores fiquem atentos às ofertas que parecem muito vantajosas, preços absurdos, espetaculares. Valores muito abaixo do mercado podem ser indícios de problemas”.