Uma pesquisa encomendada pelo The Washington Post apontou quais as empresas de tecnologia que os americanos menos ou mais confiam quando envolve privacidade de dados. De acordo com o levantamento, realizado com mais de 1.100 pessoas nos Estados Unidos, a Amazon foi a empresa que a maioria dos entrevistados mais confiam, com 53%.
Em segundo lugar ficou o Google, onde 48% dos entrevistados confiam na empresa, seguindo da Apple, que somente 44% dos entrevistados acham que a Apple lida de forma responsável com as informações pessoais e dados de atividade dos usuários. Enquanto que a Microsoft conquistou a confiança de 43% dos entrevistados. Esses dados estão relacionados a categoria de empresa que só os entrevistados mais confiam.
No levantamento em relação às empresas que os entrevistados menos confiam, 40% acreditam que a Apple não é de confiança, 42% não confiam na proprietária do Windows. Nesse quesito, a Maçã também ficou abaixo do Google, que registrou 47% dos que não confiaram na companhia.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual a rede social que eles mais confiam. Segundo o levantamento, o Facebook teve a menor porcentagem, onde somente 20% dos entrevistados confiam na rede de Mark Zuckerberg, enquanto 72% não confiam.
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O TikTok teve 63% dos entrevistados afirmando que não confiam na plataforma, contra 12% que confiam. Já no Instagram, 60% não confiam e 19% confiam. Por fim, 53% não confiam na segurança do WhatsApp e 15% confiam.
De acordo com The Washington Post, esses números mostram como as pessoas entendem que empresas como Apple e Amazon oferecem bens em consumo físicos, o que é uma fonte de receita mais clara e “confiável”, embora essas companhias também ofereçam produtos digitais.
As redes sociais oferecem produtos gratuitos, o que faz com que a fonte de renda seja mais voltada para o usuário e para as propagandas que são vendidas para eles.