De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Yahoo! Finance com mais de 1.540 entrevistados, a Meta, controladora da rede social Facebook, foi considerada como a pior companhia do ano. No levantamento foram classificadas as seis piores instituições de 2021, sendo que a empresa de Mark Zuckerberg foi eleita como principal.
No ranking dos entrevistados estão o Facebook, Alibaba, AT&T, Nikola, Tesla Motors e Robinhood. A maioria das queixas registradas pelos entrevistados variam entre a divulgação de fake news e censura no Facebook. Ao apresentar esse resultado, é possível identificar que isso mostra a influência dos recentes acontecimentos sobre a opinião pública sobre a empresa.
A Meta enfrenta denúncias antitruste, negligência em relação a segurança e privacidade de seus usuários, além de encarar uma pressão do Congresso dos Estados Unidos sobre os papéis da rede social. Por causa dessas polêmicas e acusações, Meta ficou no topo da lista de piores empresas com 50% mais votos do que o segundo colocado, Alibaba.
As reclamações dos entrevistados englobam diversos motivos, o que mostra o desagrado da empresa a diferentes públicos. Por exemplo, boa parte das pessoas se queixam da censura que dizem que a empresa não permitem que o público publique o que querem, além de ter tido um grande volume de reclamações na falta de combate do Facebook na disseminação de fake news.
LEIA TAMBÉM:
–> Facebook (Meta) é multado em mais de R$ 11 milhões pelo Procon-SP
–> Sistema de reconhecimento facial do Facebook será removido
–> Telegram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube estão sendo investigados pelo MPF
Além disso, várias reclamações citam os efeitos das redes sociais na saúde mental dos jovens e a privacidade de crianças e adolescentes que acessam aplicativos como o Instagram.
Em outubro, Mark Zuckerberg resolveu mudar o nome da empresa para Meta, como uma forma de demarcar a nova fase da companhia, que agora é focada no desenvolvimento do metaverso. No entanto, parece que o rebranding foi encarado como uma tentativa de apagar os recentes escândalos.
Melhor empresa do ano
Assim como foi eleita a pior empresa do ano, a pesquisa também elegeu a melhor companhia, com base em seu desempenho no mercado e realizações. A Microsoft foi quem ficou com o prêmio e levou a coroa, ultrapassando a marca de $ 2 trilhões de capitalização de mercado.