Desde 2008 que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) monitora mensalmente e anualmente o número de portabilidade realizada pelas operadoras de telecomunicações nos serviços de telefonia móvel e fixa ofertados no Brasil, onde verificam quais companhias tiveram mais ganho ou perdas quanto ao número de clientes nos últimos anos.
Dados recentes da agência mostram que até novembro de 2021, a TIM foi a operadora que mais perdeu clientes para as rivais na telefonia móvel, onde registrou uma saída de 1,9 milhão de usuários. Superando a Vivo, Oi e Claro que registraram uma perda de 1,6, 1,4 e 1,3 milhão de consumidores, respectivamente. A média de portabilidade de número nos últimos 12 meses foi de 620.906.
No mesmo quesito, a operadora que mais recebeu números de outra empresa de telecomunicação foi a Claro, que ganhou mais de 2.9 milhões de consumidores, seguida da Vivo com 1.9 clientes, TIM com 1,1 e Oi com 466.820 usuários de portabilidade.
Já no segmento de portabilidade de telefonia fixa, a operadora que mais recebeu clientes foi a Claro com 379.543 novos usuários, enquanto que a Vivo foi a maior doadora de consumidores com 392.112.
LEIA TAMBÉM:
–> Oi é líder de mercado em telefonia fixa, segundo relatório da Anatel
–> Telefonia Móvel cresceu 0,2% entre setembro e outubro, segundo Anatel
–> Telefonia fixa teve queda de 4,1% de linhas ativas em um ano
Uma presença surpresa nos dados da Anatel é a Algar Telecom, que foi a terceira operadora que mais recebeu novos clientes na telefonia fixa, com 187.247, sendo que o segundo lugar ficou com a Vivo, com 194.397 novos números da portabilidade. Enquanto que Oi ficou em quarto com 149.680. Além da Vivo, as empresas que mais perderam consumidores foram a Oi (389.621), Claro (277.503), Algar (50.996) e TIM (44.045).
Se for considerar o saldo líquido das operadoras, que se refere a quantidade de clientes perdidos menos a quantidade de absorções no último ano, a empresa que apresenta a maior migração de clientes é a Oi com um total de 1,01 milhões, passando a TIM que teve perda de 826 mil clientes. Além disso, a Oi também é líder na telefonia fixa, onde registrou um saldo líquido negativo de 239,9 mil contra 197,7 mil da Vivo.