Desde 2008 que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) monitora mensalmente e anualmente o número de portabilidade realizada pelas operadoras de telecomunicações nos serviços de telefonia móvel e fixa ofertados no Brasil, onde verificam quais companhias tiveram mais ganho ou perdas quanto ao número de clientes nos últimos anos.
![](https://www.minhaoperadora.com.br/wp-content/uploads/2021/12/portabilidade-numeros-operadoras-anatel.jpg)
Dados recentes da agência mostram que até novembro de 2021, a TIM foi a operadora que mais perdeu clientes para as rivais na telefonia móvel, onde registrou uma saída de 1,9 milhão de usuários. Superando a Vivo, Oi e Claro que registraram uma perda de 1,6, 1,4 e 1,3 milhão de consumidores, respectivamente. A média de portabilidade de número nos últimos 12 meses foi de 620.906.
No mesmo quesito, a operadora que mais recebeu números de outra empresa de telecomunicação foi a Claro, que ganhou mais de 2.9 milhões de consumidores, seguida da Vivo com 1.9 clientes, TIM com 1,1 e Oi com 466.820 usuários de portabilidade.
Já no segmento de portabilidade de telefonia fixa, a operadora que mais recebeu clientes foi a Claro com 379.543 novos usuários, enquanto que a Vivo foi a maior doadora de consumidores com 392.112.
LEIA TAMBÉM:
–> Oi é líder de mercado em telefonia fixa, segundo relatório da Anatel
–> Telefonia Móvel cresceu 0,2% entre setembro e outubro, segundo Anatel
–> Telefonia fixa teve queda de 4,1% de linhas ativas em um ano
Uma presença surpresa nos dados da Anatel é a Algar Telecom, que foi a terceira operadora que mais recebeu novos clientes na telefonia fixa, com 187.247, sendo que o segundo lugar ficou com a Vivo, com 194.397 novos números da portabilidade. Enquanto que Oi ficou em quarto com 149.680. Além da Vivo, as empresas que mais perderam consumidores foram a Oi (389.621), Claro (277.503), Algar (50.996) e TIM (44.045).
Se for considerar o saldo líquido das operadoras, que se refere a quantidade de clientes perdidos menos a quantidade de absorções no último ano, a empresa que apresenta a maior migração de clientes é a Oi com um total de 1,01 milhões, passando a TIM que teve perda de 826 mil clientes. Além disso, a Oi também é líder na telefonia fixa, onde registrou um saldo líquido negativo de 239,9 mil contra 197,7 mil da Vivo.