De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a tecnologia 2G apresentou um crescimento de 432,3 mil acessos em novembro de 2021, um aumento de 1,61% no mês. O 5G DSS cresceu 629,6 mil novos chips no período, enquanto que o 3G se manteve no mesmo e não apresentou nenhum crescimento.
Enquanto o 5G Standalone (SA) não chega na prática no Brasil, quem domina o mercado é a tecnologia 4G, que tem uma participação de 77,3%, com aproximadamente 200 milhões de linhas conectadas à rede. O 2G possui 11% de participação, com 27 milhões de linhas, mesmos números do 3G, enquanto que o 5G DSS, rede compartilhada com o 4G, atende 0,2% do mercado, com 629,3 mil chips ativos.
Em outubro, o total de celulares ativos no Brasil passou de 250,1 milhões para 251,3 milhões, segundo dados revisados pela Anatel. Em novembro, cerca de 1,4 milhões de linhas foram adicionadas, resultando em um total de 252,7 milhões de aparelhos ativos.
Desse número, 133,8 milhões são linhas provenientes de planos pós-pagos, que apresentaram um crescimento de quase 1% em novembro. Com uma tímida elevação de 0,09% no mesmo período, os pré-pagos somaram 119 milhões de linhas ativas.
LEIA TAMBÉM:
–> Projeto sustentável da TIM leva internet 4G para regiões afastadas na Bahia
–> Vivo investe na rede telco-cloud pensando no 5G; entenda
–> Qualcomm, Nokia e Juganu se unem para padronizar espectro 5G no Brasil
Quando se trata da participação das operadoras de telefonia móvel, quem lidera o mercado é a Vivo com mais de 61 milhões de chips e 31% de participação. A Claro garante o segundo lugar com 27% do mercado, enquanto a TIM fica em terceiro com 24%. Na comparação entre o mês de novembro e outubro de 2021, a Vivo e a TIM apresentaram um crescimento de 0,10% em sua base. Enquanto que a Claro, não consta no levantamento da Anatel.
Diferença entre 5G SA e 5G DSS
O 5G SA (Standalone) é chamado de “5G puro”, pois não depende de outra rede para se sustentar, pois é uma rede única e independente. Enquanto o 5G Non-Standalone (5G NSA) ou DSS é dependente de compartilhamento da rede 4G LTE.
Semelhante…fiz aquisição da banda larga ontem (3/abril) por um dos canais de propaganda mas recebi via email q o valor só pode ser aquele se contratar o pacote de TV. O instalador vai voltar pq eu quero apenas a internet, ou melhor dizendo, queria.
A claro precisa ter atenção com suas propagandas. Diz uma coisa e faz outra. Kd a clareza?
Só tenho a reclamar dessa empresa ñ cumpre mesmo o q fala ,fiz um pacote de internet por um valor q conseguia pagar mas a empresa adiciono plano TV junto e entrei na furada cada mês o valor só aumenta ñ tem nada na TV q preste é ainda se vc quiser ver algo tem q pagar é ainda q é pior o filme é velho mas te cobram por conta dos aumentos me descontrolei fora o caos que essa pandemia tem causado em nossos bolsos .entrei em contato por várias vezes tentando cancelar é ficar só c a internet… Leia mais »
Tenho vários protocolos de não atendimento. Falta lisura na Claro. A fatura do meu marido passou de 454,00 para 856. Isto porque tem a promoção de fatura em débito automático. Tento saber como chegou a isto pois oferecem combo a 250,00 (venda casada não é proibida por Lei?). Deixam você horas no telefone e no site não se consegue nada: não troco de pacote para diminuir já que isto representa a despesa da casa não tiro do débito automático (lógico não?). Onde está a Anatel que não fiscaliza, não pune? O povo fica entregue à sanha dos estrangeiros que vem… Leia mais »
Sou cliente da NET desde 2008. Portanto a claro acabou comprando a Net e virou uma baderna. No dia 8 de abril encerrei um contrato no município de Criciúma SC. Foi retirado os aparelhos. Estamos hoje a 6 de maio e estão me cobrando por e-mail e mensagens e reagendando horários para a retirada de equipamentos. Sendo que já foram retirados e eu já estou morando em outro estado. Já liguei, já reclamei. Arrumam na hora mas depois voltam a mandar mensagens. Estou pensando em desistir de ser cliente. Aff