Não é nenhuma novidade que o mercado dos streamings tem ficado cada vez mais competitivo e as empresas têm investido muito dinheiro nos conteúdos. Colaborando com isso, de acordo com um relatório da App Annie, nos últimos anos, o consumo das plataformas do segmento apresentou um crescimento considerável.
O relatório aponta que a Indonésia é o país que apresentou o maior salto de crescimento, com 140%, mas o crescimento no Brasil também foi significativo, onde atingiu 34% entre 2019 e 2021. Vale lembrar que a pandemia de covid-19 foi um fator que contribuiu bastante para esse aumento, uma vez que as pessoas precisaram buscar formas de entretenimento dentro de casa.
Conteúdos exclusivos
O lançamentos de produções audiovisuais que são exclusivas de determinadas plataformas de streamings também motivou o crescimento de novas assinaturas, de acordo com o relatório.
A série Round 6 (Squid Game), que foi grande sucesso na Netflix, foi um dos fatores para o ganho de assinantes da plataforma vermelhinha. Embora não tenha sido divulgada de forma prévia, apenas 30 dias após o seu lançamento, a série garantiu à Netflix um crescimento de 6% em novos assinantes. Pode não parecer muita coisa, mas quando se trata de uma única produção, é uma porcentagem que deve ser considerada.
LEIA TAMBÉM:
–> HBO Max possui 73,8 milhões de assinantes no mundo
–> Compartilhamento de contas na Netflix pode estar com seus dias contados
–> Popcorn Time, streaming pirata mais conhecido da internet, é encerrado
Outra plataforma que tem investimento forte em seus conteúdos exclusivos é a HBO Max, que recentemente lançou os especiais Harry Potter e Friends. Somente o especial Friends: The Reunion garantiu ao streaming um crescimento de 34% me novos assinantes. O Especial de Harry Potter ainda é recente e não aparece nas estatísticas. No geral, na HBO Max foi a série “Make of Love” que apresentou o maior crescimento de assinantes na plataforma, com 61%.
O Grupo Globo também tem investido pesado em conteúdos exclusivos para o Globoplay e mesmo fazendo concorrência com Disney+ e YouTube, a plataforma assume a liderança em média de tempo assistindo no Brasil, conforme afirma o relatório. Vale ressaltar que a plataforma também oferece a programação da TV aberta sem qualquer custo, o que pode contribuir para a liderança de em tempo de tela.
Por fim, é possível observar que o segmento dos streamings assumiram o mercado do entretenimento, como uma opção quase unanime entre a população brasileira, que preferem ter o controle sobre o que assistir, quando e onde quiser, ao invés de ficar refém dos conteúdos pré-determinados, por exemplo, da TV aberta e por assinatura.