Há cerca de três meses, a Jovem Pan News fez sua estreia na TV brasileira com a pretensão de ser o mais novo canal de notícias do Brasil. No entanto, no mês de dezembro, a emissora viu sua audiência diminuir. No ranking mensal da audiência na Grande São Paulo, apurado pela Kantar Media Ibope, a JP News não conseguiu nem aparecer entre os 50 maiores canais brasileiros.
Em dezembro, foram registrados apenas 0,03 pontos na audiência da emissora.
Suas concorrentes, Record News, GloboNews e CNN Brasil mantiveram suas audiências estáveis e consolidadas no mês mencionado. Sendo que houve a surpresa da Record News, que conseguiu superar a GloboNews e teve uma média mensal de 0,19 pontos, ocupando assim a 7ª posição do ranking geral, atrás da Globo, Record, SBT, Band, Cultura e RedeTV!.
No ranking, a GloboNews ocupou a 9º posição, com 0,19 pontos, enquanto que a CNN Brasil conseguiu subir 15 posições e ocupou a 26ª lugar, com 0,07 ponto. Importante ressaltar que a Record News é exibida também na TV aberta, já a GloboNews, CNN Brasil e a Jovem Pan News são transmitidas apenas na TV fechada, onde há uma base menor de público. No entanto, todas as concorrentes estão acima da JP News.
Em novembro, a Jovem Pan News ocupou a 45ª colocação, com 0,04 ponto, acima da CNN Brasil, que na época estava na 41ª posição. O resultado foi até celebrado pela emissora, mas de acordo com especialistas no mercado de TV ouvidos pelo portal VEJA, não chegou a ser tão bom para a estreia de um novo canal, o que normalmente desperta curiosidade do público e leva a um boom de audiência no primeiro mês.
LEIA TAMBÉM:
–> TV Jovem Pan lança dois novos programas; saiba quais são
–> TV Jovem Pan está sem diretor e vive dias de caos
–> Jovem Pan News faz estreia na TV paga com problemas técnicos
A baixíssima audiência da JP News em dezembro refletiu mais precisamente o tamanho do público do telejornal e permitiu afirmar que a emissora deu traço de audiência.
Ainda de acordo com os especialistas, os executivos dos canais de notícias não consideram JP News como uma concorrente e muito menos como um canal de notícias. Para eles, mesmo a emissora tendo programas com grande audiência nas rádios, como Os Pingos nos Is e Jornal da Manhã, a Jovem Pan News é considerada mais como um canal de entretenimento do que propriamente de notícias.