Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe (NMP), terminou o ano de 2021 com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing. A iniciativa permite que o usuário bloqueie a realização de tais chamadas para seus celulares das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
Criada pelas operadoras com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o objetivo da plataforma é reduzir os índices de reclamações do consumidor e faz parte das medidas de autorregulação do segmento para melhorar a relação com os consumidores. Durante o ano de 2021 foram cadastrados mais de 2 milhões de números.
São Paulo é o estado com a maior quantidade de número bloqueados, com 4,59 milhões de registros. No entanto, vale ressaltar que o estado concentra a maior base de clientes do Brasil, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões de telefones fixos.
Em segundo lugar vem Minas Gerais, com 856 mil números cadastrados, seguido do Paraná com 844 mil e do Rio de Janeiro com 587 mil registros. O estado com a menor proporção de números cadastrados é o Distrito Federal com 297 mil registros, representando 5,8% da base de telefones fixos e móveis da região.
LEIA TAMBÉM:
–> Anatel cria código para consumidor identificar ligações de telemarketing
–> Pedido de suspensão do prazo para implantar o prefixo 0303 da Claro e Algar é negado pela Anatel
–> Claro é condenada a pagar indenização por danos morais a cliente em Riacho Fundo (DF)
Em 2019, antes da criação da Não Me Perturbe, o segmento era responsável por 48% das chamadas de telemarketing, sendo que em 2020, a porcentagem caiu para 6% e em 2021, o setor nem foi listado no ranking da Truecaller. No entanto, a Anatel ainda está cobrando mais ações para aumentar a eficácia da plataforma, pois os consumidores ainda continuam recebendo ligações inconvenientes.
Como fazer o bloqueio
Qualquer consumidor que quezer bloquear as ligações de telemarketing do setor de telecomunicação e de oferta de crédito consignado deve fazer o cadastro diretamente no portal naomepertube.com.br ou através dos Proncons em todo o país. Após o cadastro, o bloqueio ocorre em até 30 dias.