De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações de usuários em relação aos serviços de telecomunicações reduziu em 24,4% em 2021, comparado com os números de 2020. Foram registrados 2.949.334 reclamações durante todo o ano de 2022, enquanto que em 2021 caíram para 2.228.391, uma queda de 720.943 queixas.
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Em relação ao número de reclamações no mês de dezembro de 2021, houve uma queda de 28,7% em comparação com o mesmo período de 2020, passando de 214.212 para 152.685. O mês de dezembro apresentou o menor índice de queixas de todo o ano de 2021.
O diretor executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirmou que
“O setor fechou o ano com essa expressiva marca: uma queda de mais de 20% no número de reclamações. Redução que vem seguindo a tendência registrada ao longo de 2021. Desde abril, registramos reduções acima de 20%. Resultado dos altos investimentos feitos pelas prestadoras”.
De janeiro a setembro de 2021, o setor investiu R$ 25,5 bilhões, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020.
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Ferrari também afirma que as quedas são reflexo da medidas como Não Me Perturbe (NMP), que melhoraram a relação das empresas do setor com os consumidores. O NMP é uma plataforma em que os consumidores podem bloquear as ligações de telemarketing de empresas do segmento e que oferecem crédito consignado.
Todos os principais serviços de telecomunicações tiveram queda nas queixas em 2021. A maior redução ocorreu na TV por assinatura, que caiu 43,7%, 282.177 para 158.944. Na internet banda larga fixa, as reclamações caíram 26,7%, de 764.075 para 560.036 e na telefonia móvel, as queixas foram de 1.403.272 para 1.119.511, uma queda de 20,2% em 2021 em relação a 2020.