De acordo com dados divulgados essa semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro, o segmento de TV por assinatura apresentou uma queda de 300 mil clientes ante o mês anterior, onde registrou 16,4 milhões de acessos. Embora tenha números negativos em comparação a outubro, o setor obteve crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2020, onde teve 14,9 milhões de acessos.
Entre outubro e novembro, houve também um declínio das tecnologias que dão suporte a TV por assinatura, sendo que por satélite perdeu 200 mil clientes entre os meses. O cabo coaxial obteve 5,49 milhões de acessos em novembro, contra 5,56 no mês anterior. Enquanto que a fibra óptica registrou 1,29 milhões de clientes, sendo que em outubro havia registrado 1,34 milhões.
Das dez companhias que possuem os maiores market share na TV por assinatura, somente a OpçãoNet e a Unifique apresentaram crescimento em acesso, com 2,7% e 5,54%, respectivamente. A operadora que apresentou a maior queda foi a SKY, que perdeu 2,3% de sua base de clientes. A Tecnoserve, que em outubro tinha o market share de 0,2%, deixou de fazer parte da lista dos provedores de TV da Anatel.
Em relação às regiões brasileiras, o Norte e o Nordeste apresentaram a maior redução de acessos entre os dois meses. No norte foi registrado uma variação negativa de 6,5% nos acessos e o Nordeste de 6,4%.
LEIA TAMBÉM:
–> Vivo terá 4 novos canais na grade da sua TV por assinatura; saiba quais são
–> BM&C News: o novo canal de notícias da TV por assinatura
–> Grupo Claro domina o market share em TV por assinatura
Quando se trata do ano, a região nordestina foi a que mais adicionou novos clientes, com um aumento de 66,7%. No mesmo período, quem apresentou a maior queda registrando 11,8% de acesso a menos foi a Região Centro-Oeste.
De forma geral, a operadora que dominou o market share em novembro de 2012 foi a Claro, com 42,4% do mercado, seguida da SKY com 28,3%, Oi com 20,2%, Vivo com 6,9% e Outros com 2,1%.