As empresas de telecomunicações estão investindo em soluções para fornecimento de energia alternativas para abastecer a demanda de energia de seus estabelecimentos. Dessa vez, a pernambucana UM Telecom anunciou a instalação de uma usina solar fotovoltaica com capacidade de 1,215 milhões de Megawaltt-hora/ano.
Com um investimento de R$ 5 milhões, o parque solar estará produzindo ainda no primeiro semestre de 2022, atendendo 80% da energia da empresa. Com o empreendimento, a UM Telecom evitará a emissão de 25 toneladas de carbono anualmente, um montante que neutraliza uma demanda de 15 mil árvores.
O diretor adjunto de Controladoria da Um Telecom, Adilson Gadelha, avalia que “A Um Telecom está comprometida com as melhores práticas de ESG e a usina solar é mais um reflexo deste nosso engajamento. Estamos orgulhosos em fornecer as melhores soluções de conectividade por meio de energia limpa“.
Localizada no município de São Caetano (PE), a usina solar ocupa 10 mil metros quadrados, com estrutura para dobrar sua capacidade conforme o desenvolvimento de negócios da empresa, como um novo datacenter, que já é verde desde sua concepção, pois será abastecido pela usina. Além dos benefícios ao meio ambiente, o parque traz outras vantagens, como o abastecimento a preço menos elevados e sem alterações tarifárias bruscas.
“O investimento foi orientado pela sustentabilidade e preocupação com energia limpa e renovável. Mas a autoprodução de energia também proporciona previsibilidade de custos, o que poderá colaborar com o melhor planejamento e otimização de nossas operações”, afirma Adilson Gadelha.
LEIA TAMBÉM:
–> Vivo inaugura 1º usina de geração distribuída de biogás em São Paulo
–> Oi incorpora nova fonte renovável em sua matriz energética
–> Vivo inaugura primeira usina de biogás na região Nordeste
Práticas ESG
A UM Telecom está conectada com as práticas de ESG e com o compromisso da responsabilidade socioambiental. “A tecnologia é uma grande aliada para práticas de ESG na medida em que reduz deslocamentos e oferece as bases para práticas de governança auditáveis e transparentes, por exemplo. Mas é um setor que consome muita energia, e utilizar fontes renováveis é um passo importante para a sustentabilidade do mercado“, analisa Gadelha.
Essa é uma das iniciativas da telecom que adota outras práticas, como banimento de uso de descartáveis nos escritórios, reciclagem e reuso de insumos e a redução máxima de detritos. A UM Telecom também atua em ações sociais.