Diante da tragédia que vitimou mais de cem pessoas em Petrópolis, as principais empresas de telecomunicações estão atuando para manter ativo os sinais de comunicação na cidade, que após o acontecimento, muitos ficaram sem rede e tiveram que fazer processos de emergência.
Entre as medidas adotadas pelas empresas estão o envio de geradores de energia para Petrópolis, que fica na Região Serrana do estado do Rio. Além disso, há operadoras que estão liberando bônus para as pessoas possam utilizar o serviço móvel.
Em contato com as operadoras, a Vivo, TIM e a Claro afirmaram que adotaram o uso de geradoras diante dos problemas de infraestrutura. Por meio de nota, a Claro afirmou que “Todas as estações de transmissão móvel estão sendo monitoradas e operam normalmente nesse momento, apesar de algumas indisponibilidades de energia e da dificuldade de acesso para abastecimento de combustível nos geradores”.
“A rede fixa da Claro também está sendo recuperada em locais onde foi afetada, desde que as condições de segurança e o suprimento de energia elétrica possibilite a recuperação dos serviços da operadora”, completa a operadora.
Além disso, a operadora também concedeu um bônus gratuito de internet móvel para todos os clientes da região, inclusive para linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento. O bônus tem validade de 7 dias e oferece 1GB que pode ser utilizado também em aplicativos de mensagem, buscando auxiliar nas comunicações emergenciais necessárias nesse momento.
LEIA TAMBÉM:
–> Vivo promove evento para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna
–> Claro leva 5G e conteúdo interativo com túnel imersivo para o Rio Open
–> Market share das operadoras após a migração dos ativos da Oi Móvel
Também por meio de nota, a Vivo aumentou profundamente a tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro, tendo também enviado geradoras móveis para diminuir o impacto nas antenas da rede pela falta de energia provocada pela tragédia.
Segue a nota da operadora:
“A Vivo lamenta profundamente a tragédia ocorrida em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e informa que já enviou à cidade unidades de geradoras móveis, para ajudar a manter os possíveis impactos nas antenas por falta de energia devido à catástrofe local. Por ora a situação está normalizada. A companhia também está em contato permanente com os bombeiros e a defesa civil para ajudar, no que for possível, a manter em funcionamento as redes de telecomunicações na região.
Já a TIM afirmou que mobilizou equipamentos, equipes de campo e instalou geradores para suprir a falta de energia elétrica. Confira a nota:
“Entendendo a essencialidade do serviço de telecomunicações, primordialmente nessa situação, a companhia mobilizou equipamentos, equipes de campo e também instalou geradores em vários locais para suprir a ausência de energia elétrica e buscar ao máximo manter o serviço em operação e garantir que situações pontuais de falha fossem prontamente reparadas”.