Finalmente foi feita a conclusão da compra do estúdio cinematográfico MGM pela Amazon. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (17) pela empresa de Jeff Bezos. A Amazon desembolsou US$ 8,45 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões) para que o estúdio fosse dela.
Esta é a segunda maior aquisição na história da Amazon. A primeira aconteceu em 2017 e foi a compra da Whole Foods, por US$ 13,7 bilhões.
“Estamos animados para que a MGM e suas marcas icônicas, filmes e séries de TV lendárias e nossos incríveis parceiros se juntem à família Prime Video”, afirmou o diretor de operações da MGM, Chris Brearton, em comunicado.
“A MGM foi responsável pela criação de alguns dos filmes e séries de TV mais conhecidos e aclamados pela crítica no último século. Estamos ansiosos em continuar essa tradição enquanto caminhamos para nosso próximo capítulo.”
Agora, com a compra, o streaming Prime Video, da Amazon, terá produções da MGM em seu catálogo, o que contabilizará 4 mil filmes e 17 mil programas de TV a mais da plataforma.
As produções mais famosas da MGM são os filmes de “James Bond” e “Rocky”, além de clássicos como “Thelma & Louise” (1991) e “O silêncio dos inocentes” (1991).
Além disso, também está por trás de seriados populares como The Handmaid’s Tale e Vikings, assim como o formato dos programas de televisão Shark Tank e The Voice.
Com isso, o Amazon Prime Video vai ganhar um reforço no catálogo e desta forma a expectativa é que consiga atrair mais assinantes. O Prime Video compete com outros gigantes do ramo como a Netflix e o Disney+.
O COMEÇO DE TUDO
Os primeiros relatos de uma possível aquisição da MGM pela Amazon começaram a ser ventilados na segunda metade do mês de maio de 2021, cinco meses após o estúdio ser reportado como disponível para compra.
O mercado hollywoodiano passa por um processo de consolidação para ver quem domina o setor de streaming. A AT&T recentemente “vendeu” a WarnerMedia para sua divisão de televisão Discovery.
Depois da Disney, essa fusão se posiciona como o segundo maior conglomerado de mídia levando em conta a receita. Isso pode resultar em, no futuro, a HBO Max e a Discovery Plus se tornarem um só serviço.
Também se ventilou recentemente que a Amazon poderia estar interessada em uma aquisição futura da WarnerMedia e que a junção desta com a Discovery poderia ser um meio para um fim, ou seja, a venda futura do conglomerado.