Em uma pequena, mas notável mudança, provedores de mídia digital com aplicativos “leitores” na App Store da Apple – como Netflix e Spotify – agora poderão fornecer links em seus aplicativos iOS para permitir que os clientes se inscrevam e gerenciem contas nos próprios sites.
Anteriormente, a Apple proibia os desenvolvedores de aplicativos de incluir links para páginas de inscrição de contas. Para compras feitas no próprio aplicativo, a Apple ainda exigirá que os desenvolvedores usem o sistema de pagamento no aplicativo da Apple – sob o qual a Apple recebe um corte de 30% das assinaturas no primeiro ano, com isso caindo para 15% a partir do segundo ano. (Netflix e Spotify, entre outros, não permitem tais pagamentos no aplicativo.)
Na quarta-feira (30), a Apple disse que atualizou suas diretrizes da App Store para que os desenvolvedores de aplicativos de leitura agora possam solicitar acesso “direito de conta de link externo”.
Isso permite que aplicativos de leitura – definidos como aqueles que permitem que um usuário acesse conteúdo adquirido anteriormente ou assinaturas de conteúdo (especificamente revistas, jornais, livros, áudio, música e vídeo) – link para um site “que é de propriedade ou mantido pelo desenvolvedor, para que os usuários podem criar ou gerenciar sua conta fora do aplicativo.”
No entanto, existem restrições. Por exemplo, os desenvolvedores de aplicativos podem não incluir “o preço dos itens disponíveis no site” em seus aplicativos iOS; de acordo com a Apple, um exemplo de “linguagem aceitável” nessa frente é “Vá para example.com para criar ou gerenciar sua conta”. Além disso, os desenvolvedores de aplicativos de leitura devem solicitar permissão para usar o direito de conta de link externo.
A Apple fez a mudança sob um acordo com a Comissão de Comércio Justo do Japão (JFTC), anunciado em setembro de 2021. Embora o acordo tenha sido feito com o JFTC, a Apple disse que está aplicando a mudança globalmente a todos os aplicativos de leitura na App Store.
A atualização da Apple ocorre depois que o Google e o Spotify anunciaram um acordo na semana passada que permitirá que o aplicativo Android do Spotify apresente a opção de os assinantes pagarem usando o sistema de pagamento no aplicativo do Google Play ou diretamente do Spotify.
De acordo com o contrato do Spotify com o Google, o streamer de música ainda pagará taxas à empresa de internet, independentemente do método de pagamento, mas essas taxas serão inferiores ao corte de 15% que o Google normalmente coleta para compras de assinaturas do Google Play.
Separadamente, também na quarta-feira, a Apple disse que, para cumprir um pedido recente da Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados (ACM), está eliminando a exigência de que os desenvolvedores de aplicativos de namoro na Holanda criem dois aplicativos separados se quiserem usar um terceiro. sistema de pagamento (um para aceitar pagamentos de terceiros e outro para aceitar pagamentos no aplicativo da App Store). A Apple cobrará aos desenvolvedores de aplicativos de namoro holandeses uma comissão de 27%, independentemente do mecanismo de pagamento usado.
“Como dissemos anteriormente, discordamos da ordem original da ACM e estamos apelando. Enquanto isso, as mudanças que fizemos hoje demonstram o compromisso contínuo da Apple de cumprir suas obrigações legais na Holanda”, disse a gigante da tecnologia em postagem no blog.