Há mais de dois anos atrás, a Apple lançava seus serviços de streaming com filmes e programas de TV exclusivos. Embora a Apple TV+ tenha apresentando um crescimento lento no mercado, a sua participação global no setor registrou aumento nos últimos cinco anos, chegando próximo da participação do HBO Max.
De acordo com relatório da JustWatch, o streaming da fabricante de iPhones teve perdas de alguns usuários depois que reduziu o período de teste gratuitas para novos clientes em julho de 2021. Entre julho e setembro do ano passado, a participação de mercado do Apple TV+ caiu para menos de 5%, mas apresentou uma leve recuperação de assinantes em outubro, ultrapassando a marca de 5%.
O portal 9to5mac afirma que o aumento de novos usuários neste período, pode ser pelos aguardados novos programas e temporada de produções lançados em setembro e outubro, como Foundation, Invasion e a segunda temporada de The Morning Show.
Este ano, o streaming já apresentou um melhor desempenho, mesmo que pequeno. Em fevereiro de 2022, a participação de mercado global do Apple TV+ era de 5,6%, o que ainda está muito longe de grandes concorrentes como Disney+, que possui 17,6% de participação global, No entanto, está chegando perto do market share do HBO Max.
O streaming da Warner Média registrou uma perda de assinantes no mês passado, embora tenha expandido para mais países da Europa. Segundo relatório da JustWatch, HBO Max é responsável por 7% da participação no mercado global de streaming.
“O recém-lançado serviço de streaming HBO Max continua expandindo sua participação de mercado devido ao lançamento de seu serviço na Europa. Tanto o Peacock quanto o Peacock Premium não conseguiram tração, enquanto o Apple TV+ ganhou impulso após as quedas iniciais. O serviço de streaming da Apple está perto de ultrapassar o HBO Max globalmente”, diz o relatório da JustWatch.
Embora os período de teste grátis e os lançamentos altamente antecipados ajudem a levar mais assinantes para as plataformas de streaming, mas, pelas pesquisas, parece que não são os suficientes para manter esses clientes inscritos por longos períodos de tempo.
Segundo o site 9to5mac, a Apple tem planos de lançar, pelo menos, novos conteúdos por semana na Apple TV+, o que pode ajudar com que a plataforma chegue mais próximo do patamar de outros streamings.