A Google Play Store abriga milhões de aplicativos para os usuários Android, incluindo a sessão para compra de filmes, e-books e audiolivros. No início da semana, a empresa anunciou que iria descontinuar a seção ‘Play Filmes e TV’ da sua loja de aplicativo.
A remoção da guia entrará em vigor no mês de maio de 2022, sendo que somente ‘Play Filmes e TV’ será desativado, pois os usuários ainda poderão comprar livros na loja de aplicativos Google. Enquanto que o aluguel ou compra de filmes será deslocado para o aplicativo do Google TV, já que a ideia é centralizar todo o conteúdo audiovisual nele.
“A partir de maio de 2022, o aplicativo Google TV será sua casa para comprar, alugar e assistir filmes e programas em seu dispositivo móvel ou tablet Android. No app Google Play, Filmes e TV não serão mais compatíveis. O Google Play continuará sendo sua loja de aplicativos, jogos e livros”, diz um anúncio na página de suporte do Google Play.
A empresa também afirma que a mudança não afetará a experiência geral de compra e aluguel dos usuários finais, já que o Google TV continuará com mecânica da Play Store. Por exemplo, o conteúdo adquirido continuará acessível no app Google TV e não haverá impacto no compartilhamento familiar e nos seus Pontos do Google Play. Os usuários também poderão resgatar seu crédito do Google Play e vales-presente do Google Play para compras no app Google TV.
A remoção da guia “Filmes e TV” pode não ser uma grande novidade, pois nos últimos anos, a empresa vem fazendo esse processo de forma lenta e silenciosa, após ter descontinuado o aplicativo Roku, app dedicado para a sessão. Outra ação foi a substituição do nome do aplicativo independente ‘Play Movie e TV’ para Google TV em 2020.