Segundo dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, em janeiro de 2020, as reclamações de usuários de serviços de telecom caíram. As queixas caíram 21,4% em relação ao mesmo mês em 2021.
No primeiro mês deste ano, foram registradas 167.843 reclamações, enquanto no ano passado foram 213.577 reclamações em janeiro. O que resulta redução de 45.734 queixas. Vale ressaltar que as reclamações registradas na Anatel têm caído desde abril do ano passado.
De acordo com a Conexis Brasil Digital, a queda nas reclamações reflete tem um motivo principal: as ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado para melhorar a relação com o consumidor.
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O SART tem como objetivo simplificar e deixar mais transparente as ofertas feitas pelas empresas. Isso reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Dados divulgados pela Anatel mostram uma redução de 19% no número de reclamações relacionadas à cobrança, uma queda de 14.635 queixas em janeiro de 2022, na comparação com janeiro de 2021.
Já as queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 reclamações.
A maior queda nas reclamações foi sobre a banda larga fixa, 26,3%, passando de 52.948 em janeiro de 2021 para 44.581 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de TV por assinatura caíram 25,3% e dos usuários de telefonia móvel 22,8%.
SATISFAÇÃO
Em julho de 2021, a Anatel começou a entrevistar consumidores sobre a qualidade dos serviços de telecom. A ideia é avaliar a satisfação geral dos clientes de telefonia, banda larga e TV por assinatura.
Um novo modelo de questionário foi adotado pela Anatel, em que os clientes poderão avaliar a satisfação geral com a prestação dos serviços, a qualidade do atendimento das empresas, além de outras informações sobre o serviço contratado, incluindo funcionamento, cobranças e recargas.
A pesquisa também coleta dados para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico dos consumidores, como idade, renda e escolaridade.
O objetivo é aperfeiçoar a análise do resultado e melhorar as decisões da Anatel.