Nesta terça-feira (29), o vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, assinou uma ordem de serviço para testar a rede 5G com sinal em luminárias públicas inteligentes. O município foi escolhido para integrar o projeto piloto Conecta 5G do Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Estavam presente no ato os representantes da ABDI, Igor Nogueira Calvet e Tiago Faierstein; o deputado estadual Antônio Coelho e o secretário de Inovação e Tecnologia, Clériston Ramos.
Petrolina será a primeira cidade a implantar a quinta geração de conectividade no Nordeste, onde serão instaladas 15 luminárias na área de sandbox (área da cidade limitada para testes de tecnologia) com wifi e conexão 5G, além de expandir em mais 30 câmeras no Centro de Controle e Operações. O investimento de subvenção foi arrecadado por meio da ABDI (MCTI), em parceria com a Nokia e a Juganu, empresa de fibra óptica.
Segundo o vice-prefeito, essa tecnologia é de muita importância para Petrolina. “A gente está pronto para uma revolução. É muito gratificante saber que nos próximos meses teremos o 5G funcionando e é a nossa missão deixar Petrolina conectada. Então, com essa parceria vamos acelerar a difusão de tecnologias através da iluminação pública”, frisou.
Sobre o Conecta 5G
O projeto foi lançado em dezembro de 2021 e é resultado de um convênio entre ABDI e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PQTEC SJC), que irá realizar testes práticos do uso de mobiliário urbano (luminárias inteligentes) integradas ao 5G. O Conecta 5G prevê a implementação de redes inteligentes da nova rede móvel em municípios do Brasil.
As luminárias utilizadas foram desenvolvidas pelas empresas Nokia e Juganu exclusivamente para este projeto, onde a luminária inteligente possui uma antena 5G embutida, utilizando a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.