De acordo com o site The Verge, o Google anunciou que irá disponibilizar um recurso para que os usuários possam apagar os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa. A funcionalidade ainda está em fase de teste apenas no iOS, mas nos próximos dias chegará para os usuários de Android.
Com a nova ferramenta, será possível apagar o histórico das buscas recentes do registro do buscador, ajudando assim a proteger a privacidade do usuário. A novidade também pode estar chegando no Chrome OS, na versão web do buscador e, ainda sem data definida, em outras plataformas.
Em comunicado ao The Verge, um porta-voz do Google, Ned Adriance, afirmou que “Continuamos a explorar maneiras de trazer esse recurso útil para outras superfícies”.
“Estamos atualmente lançando esse recurso no aplicativo do Google para Android e esperamos que ele esteja disponível para todos que usam o aplicativo nas próximas semanas”.
A novidade foi descoberta pela primeira vez pelo editor-chefe do XDA Developers, Mishaal Rahman, que afirmou ter sido informado sobre o recurso, enquanto um editor da Verge identificou a ferramenta em seu smartphone. Confira o tweet de Rahman:
Para verificar se o recurso está disponível na conta, o usuário precisa abrir o aplicativo do Google no Android, clicar na foto de perfil e procurar a opção “Excluir últimos minutos”, cujo ícone fica entre “Histórico de pesquisa” e “Recente”.
A nova funcionalidade foi anunciada pelo Google na conferência Google I/O em maio de 2021, chegando ao aplicativo iOS em julho. Na época, a versão para Android estava prevista para chegar no final de 2021, mas por motivos que não foram relevados, a empresa não habilitou o recurso.
Até o momento, o Google permite a exclusão automática de todas as entradas do histórico de pesquisa dos últimos três, 18 e 36 meses. No entanto, o “excluir últimos minutos” não será automático, já que não será necessário registrar histórico se o usuário quiser apagá-lo de 15 em 15 minutos.