Na quarta-feira (23), o YouTube anunciou que iria permitir, pela primeira vez, que os usuários do seu serviço possam assistir a milhares de programas e séries de TV de forma gratuita. No entanto, serão transmissões com anúncios publicitários, tornando-se assim na maior plataforma de streaming com publicidade do mundo. Até o momento, a novidade é apenas para os usuários dos Estados Unidos.
De acordo com a Nielsen, empresa de análise de mercado, o YouTube já atingiu a marca de mais de 135 milhões de usuários de TVs conectadas no país norte-americano em dezembro de 2021. Dessa forma, a plataforma passa a ser o principal competidor de outros serviços de streaming OTA (over-the-air), como Roku Channel, Tubi e Peacock.
De acordo com a postagem feita no blog do YouTube, a plataforma disponibilizará cerca de 4 mil episódios de programas de TV gratuitos, como Hell’s Kitchen: Cozinha sob Pressão, Heartland e Mistérios sem Solução. Esse conteúdo será integrado aos 1,5 mil filmes gratuitos da Disney Media & Entertainment Distribution, Warner Bros., Paramount Pictures, Lionsgate, FilmRise, e muito mais, que já estão disponíveis, cinemateca que irá receber ainda neste mês títulos famosos como 60 Segundos, Noiva em Fuga e Legalmente Loira (apenas nos EUA).
Os usuários poderão acessar os conteúdos tanto pelas smart TVs quanto por navegadores da web e dispositivos móveis. A cada mês serão adicionados 100 novos títulos, sendo que muitos deles estão em imagem de alta definição com 1080p e áudio com surround 5.1 em aparelhos compatíveis.
Para aprimorar a experiência de visualização, o YouTube também lança uma nova navegação simplificada e arte de banner imersiva. Com os recursos visuais e novos menus, os usuários encontraram de forma mais fácil seus programas de TV favoritos.
Não há detalhes sobre a liberação do recurso em outros países, incluindo o Brasil. No entanto, é algo que podemos esperar que aconteça no futuro.