WarnerMedia e Discovery estão prestes a fechar oficialmente seu acordo. Com a mudança de liderança no novo Warner Bros. Discovery, os assinantes querem saber se haverá mudanças de preços para o principal serviço de streaming HBO Max do novo conglomerado.
Insiders dizem que não há planos imediatos para alterar o esquema de preços do HBO Max. Da mesma forma, é provável que o Discovery Plus permaneça com o mesmo preço. “Acho que [os preços] não serão resolvidos logo de cara”, disse uma fonte familiarizada com as empresas à revista americana Variety.
A Warner Bros. Discovery quer reunir suas propriedades de streaming, com base na teoria de que uma oferta de conteúdo maior e mais ampla atrairá mais novos assinantes. Quando o acordo for fechado, dois dos principais arquitetos da HBO Max deixarão a chefia: o CEO da WarnerMedia, Jason Kilar, e o vice-presidente executivo/gerente geral da HBO Max, Andy Forssell, ambos executivos iniciais do Hulu.
JB Perrette foi nomeado presidente/CEO da Warner Bros. Discovery Global Streaming and Interactive Entertainment; nessa função, o ex-chefe dos negócios internacionais e de streaming da Discovery agora supervisionará o HBO Max e o Discovery Plus, bem como todas as operações diretas ao consumidor e de jogos.
“Acreditamos em um produto combinado em vez de um pacote”, disse o CFO da Discovery, Gunnar Wiedenfels, que se tornará o diretor financeiro da Warner Bros. Discovery, em uma conferência de investimentos no mês passado. “Acreditamos que a amplitude e profundidade dessa oferta de conteúdo será uma proposta de valor para o consumidor fenomenal.”
Um HBO Max-Discovery Plus combinado chegará “espero que não em anos, mas em vários meses”, acrescentou o CFO. “Construir um produto e plataforma combinados muito, muito fortes, direto ao consumidor, vai demorar um pouco.”
Em algum momento, o WBD estaria em posição de aumentar os preços de streaming – como muitos de seus rivais fizeram. Quando o HBO Max foi lançado, era era o mais caro dos serviços de VOD por assinatura de entretenimento geral.
Hoje, o plano padrão da Netflix é de R$ 39,90 depois que o streamer decretou três aumentos de preço ao longo de três anos. No ano passado, o Disney Plus aumentou seu preço em um dólar, para US$ 7,99/mês. Embora o baixo preço tenha ajudado a Mouse House a conquistar participação de mercado, os executivos da WarnerMedia citaram a receita média por usuário (ARPU) muito maior do HBO Max do que o Disney Plus como uma métrica importante. A Disney também aumentou o preço dos planos sob demanda do Hulu em US$1 por mês no outono passado, enquanto o preço anual da assinatura do Amazon Prime nos EUA subiu 17%.