A Netflix está se preparando para reprimir o compartilhamento de senhas em todo o mundo. Nesta terça-feira (19), a empresa disse aos acionistas que a ação é uma “grande oportunidade” para a gigante do streaming ajudar a mudar sua sorte.
A empresa registrou uma perda trimestral de assinantes na terça-feira, encerrando o primeiro trimestre de 2022 com 221,64 milhões de assinantes, abaixo dos 221,84 milhões no quarto trimestre de 2021.
Em sua carta aos acionistas, a Netflix citou “o grande número de famílias compartilhando contas” como um fator crítico “criando ventos contrários no crescimento da receita”. Especificamente, a Netflix estima que “mais de 100 milhões” de lares em todo o mundo estão usando contas compartilhadas da Netflix, incluindo mais de 30 milhões nos EUA e Canadá.
“Esta é uma grande oportunidade, pois essas famílias já estão assistindo Netflix e aproveitando nosso serviço”, escreveu a empresa em sua carta. “O compartilhamento provavelmente ajudou a impulsionar nosso crescimento, fazendo com que mais pessoas usassem e usassem a Netflix. E sempre tentamos facilitar o compartilhamento na casa de um membro, com recursos como perfis e vários fluxos. Embora tenham sido muito populares, criaram confusão sobre quando e como a Netflix pode ser compartilhada com outras famílias.”
A Netflix começou a testar um esforço potencial de compartilhamento de senhas no ano passado e, em março deste ano, a empresa lançou um programa piloto na Costa Rica, Peru e Chile que permitiria aos usuários adicionar membros adicionais fora de suas casas se a empresa identificasse que um senha estava sendo compartilhada.
Na terça-feira, a empresa não deixou dúvidas de que a repressão se expandirá no futuro próximo.
“Há uma ampla gama de engajamento quando se trata de compartilhar as famílias, desde a alta até a visualização ocasional”, disse a empresa. “Então, embora não possamos monetizar tudo agora, acreditamos que é uma grande oportunidade de curto a médio prazo.”
Ainda assim, a Netflix observou que “o compartilhamento de contas como porcentagem de nossa assinatura paga não mudou muito ao longo dos anos”, mas acrescentou que o avanço de assinantes estimulado pelo COVID obscureceu o impacto que o compartilhamento de senhas teve em seus negócios.
“Estamos tentando encontrar uma abordagem equilibrada aqui, que apoie a colocação de nossos membros no comando”, disse o COO Greg Peters na teleconferência de resultados da empresa.
Peters disse que haverá um processo antes que a empresa se mova agressivamente para reprimir: “Vai demorar um pouco para resolver isso e acertar o equilíbrio”, disse Peters. “Minha crença é que passaremos por um ano ou mais de iteração e, em seguida, implantando isso.”