Diversas empresas estão contrariando a tendência do streaming e se inclinando para a TV linear, esperando que isso possa ajudá-las a se destacar em um mundo onde todo mundo parece estar tentando perseguir a Netflix, que está passando por um período difícil à medida que seu crescimento de assinaturas desacelera.
“Você precisa estar disposto a ser um pouco contrário às vezes, para desafiar algumas normas”, diz Peter Olsen, presidente de vendas de anúncios da A+E Networks.
Empresas como A+E, Univision, Fox e AMC Networks estão apostando que, mesmo que o pacote de TV paga continue em declínio lento e constante, abraçar o lado linear do negócio ainda pode ser lucrativo – e ajudá-los a preencher a lacuna entre o presente incerto e um futuro mais seguro. “Sempre há muita discussão em nossos negócios sobre ‘Isso está morto, isso é novo’”, diz Olsen. “As coisas não morrem, elas apenas evoluem. E acho que o que estamos fazendo é adotar uma abordagem muito comedida, sóbria e equilibrada para isso, que sim, a distribuição tradicional está em uma tendência desafiadora, certo? Mas… ainda há uma maneira de alcançar as pessoas por meio de parcerias criativas de distribuição e tudo isso.”
O futuro da TV linear é difícil de prever, e nenhuma empresa está disposta a fazer grandes pronunciamentos, apenas para explorar questões. “Os espectadores mais velhos podem estar cortando o cordão, mas os mais jovens estão se perguntando cada vez mais: ‘O que é um cordão?’”, brincou Michael Nathanson, analista da MoffettNathanson, em um relatório em março.
No entanto, um arquivamento de 4 de março da Discovery Inc. antes de sua fusão com a WarnerMedia lança alguma luz sobre o futuro de curto e médio prazo da TV paga. O documento indicou que a Discovery espera que a receita de seus negócios de TV linear nos EUA (Food Network, Discovery Channel, HGTV etc.) Na WarnerMedia, a receita linear doméstica deve cair apenas 2% ao ano até 2025, talvez se beneficiando do portfólio de direitos esportivos dessa empresa, incluindo o basquete da NBA, MLB e March Madness.
Os esportes continuam sendo um dos principais impulsionadores da TV linear, mesmo quando empresas como NBCUniversal e Disney experimentam transmitir mais eventos ao vivo, e com a Warner Bros. Discovery mantendo a opção de fazê-lo no futuro.
O CEO da Fox Corp., Lachlan Murdoch, observou na reunião anual de sua empresa em novembro que as tendências estavam tornando a Fox “mais valiosa para o pacote de TV a cabo, porque o que as pessoas estão assistindo na TV a cabo são notícias ao vivo e esportes ao vivo”, disse ele. “Nossos ativos são mais valiosos nesse pacote e, com o tempo, obteremos uma parcela maior das taxas de cabo que podemos cobrar de nossos distribuidores.”
“O tempo não visto ao vivo caiu de um penhasco, caindo em média -8% ao ano nos últimos 10 anos”, escreve Nathanson em seu relatório de TV linear. “O tempo ao vivo visto, no entanto, é estável, apesar de haver vários milhões a menos de casas de TV paga por aí. Esportes e, em menor medida, notícias, é onde a TV paga continua a se distinguir e continuará encontrando uma tábua de salvação”.
Mas muitas empresas estão apostando que há mais do que apenas esportes e notícias. Na verdade, eles acham que movimentos estratégicos feitos por muitas das maiores empresas do setor podem funcionar em benefício de players menores e mais ágeis.
Um tema crítico: os gigantes que exploram o espaço de vídeo sob demanda por assinatura estão tornando seus canais lineares menos valiosos, pegando alguns de seus melhores programas de entretenimento e tornando-os exclusivos para seus serviços de streaming.
Em 8 de abril, a Disney anunciou que Dancing With the Stars, um item básico da realidade da ABC (e um favorito dos profissionais de marketing que procuram um programa familiar com escala) seria movido exclusivamente para o Disney + no final deste ano, exatamente quando o nível apoiado por anúncios do streamer deve estrear. A Paramount, da mesma forma, está tornando seus spinoffs de Yellowstone exclusivos para o Paramount +, enquanto o reboot de Fresh Prince of Bel-Air da NBCUniversal é exclusivo do Peacock. Para essas empresas, o melhor conteúdo é cada vez mais apenas streaming.
“A grande tendência de consolidação deu às pessoas, sem dúvida, a escala para ter serviços de streaming robustos, ou assinaturas, ou uma combinação, e as pessoas que têm esses serviços de assinatura escalonados estão se esforçando muito”, diz Kevin Krim, CEO da tecnologia e análise de publicidade. empresa EDO. “E os que não são tão grandes têm que viver com o que têm, que são redes lineares ainda fortes que têm uma audiência.”