Desde que os serviços de streaming surgiram no mercado, as pessoas estão migrando para as plataformas de vídeo on demand, pois passa a ter conteúdo a sua disposição, com a liberdade de escolher a hora e quando assistir. Algo que não pode ser feito com a TV paga.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o segmento tem perdido clientes e mercado nos últimos meses. No mês de fevereiro, a TV por assinatura perdeu 73,3 mil clientes. Segundo a base completa registrada pela agência, que inclui os planos livres via satélite, com apenas canais abertos e obrigatórios, teve 15,78 milhões de acessos, sendo que em janeiro foi de 15,91 milhões.
Quando há uma desvalorização de um serviço como está acontecendo com o setor nos últimos tempos, talvez, uma das opções para evitar a evasão dos assinantes seja redução de preço, mas parece que a Oi TV está se movimentando no caminho contrário.
Acontece que a operadora de multisserviços resolveu alterar o seu pacote “TV Livre+”, o que provocou um reajuste de preço elevando-o a um aumento de 50% em relação ao praticado anteriormente.
Até março, os pacotes comercializados pela Oi TV eram em dois formatos: 12 meses e 24 meses, com preços de R$ 79,90 e R$ 119,90, respectivamente. Ao acessar o site do serviço, o Minha Operadora observou uma alteração no tempo de assinatura, embora os valores tenham sido mantidos.
O plano que era de 12 meses passou a ser de apenas 6 meses, enquanto que o de 24 meses passou a ser de apenas 12 meses, configurando assim um aumento de 50% em cada pacote. Vale ressaltar que essas alterações são nos Planos Oi TV Pré paga.
O pacote “TV Livre+” (contém 67 canais, sendo 6 em HD e 32 de rádio) da Oi não disponibiliza nenhum canal por assinatura, sendo compostos apenas por canais abertos obrigatórios para sistemas via satélite, como Globo, SBT, Record, RedeTV!, Ideal TV, TV Justiça, TV Senado, TV Câmara, Rede Vida, RIT, Canção Nova, RBI, TV Brasil, TV Cultura, TV Escola, TV Pai Eterno, CNT, Com Brasil, Rede Brasil, entre outros.