O Twitter viu desativações em massa e enormes flutuações no número de seguidores para alguns dos usuários de maior perfil da plataforma, de acordo com a NBC News, depois que Elon Musk concordou com um acordo de aquisição de US$ 44 bilhões da gigante da mídia social.
De acordo com uma reportagem da NBC News publicada nesta terça-feira (27), os números de seguidores de algumas das contas mais seguidas do Twitter, incluindo o ex-presidente Barack Obama e a cantora Katy Perry, caíram centenas de milhares.
Obama, que é o usuário mais seguido do Twitter com 131,7 milhões de seguidores, viu sua contagem de seguidores cair em 300.000 desde segunda-feira, segundo a NBC News. Perry, que tem 108,8 milhões de seguidores, perdeu 200.000, de acordo com a NBC News.
O Twitter elimina rotineiramente a plataforma de bots e contas falsas, o que pode levar à queda na contagem de seguidores, mas a empresa disse à NBC News que as quedas recentes foram “orgânicas” e não automatizadas ou a exclusão de bots, o que significa que as mudanças estão vindo de “conta criação e desativação”.
“Enquanto continuamos a tomar medidas em contas que violam nossa política de spam, o que pode afetar a contagem de seguidores, essas flutuações parecem ser o resultado de um aumento na criação e desativação de novas contas”, disse o Twitter em comunicado à NBC News.
Por outro lado, os números de seguidores de políticos e personalidades de direita proeminentes tiveram grandes aumentos nos dias desde a notícia da aquisição de Musk. A NBC News relata que a controversa deputada GOP Marjorie Taylor Greene viu sua contagem de seguidores saltar 100.000, e o líder brasileiro de extrema-direita Jair Bolsonaro ganhou 90.000 seguidores desde segunda-feira.
As desativações ocorrem quando os usuários do Twitter se preocupam com a abordagem maximalista de Musk à liberdade de expressão que levará a mudanças na moderação de conteúdo na plataforma e políticas menos rigorosas sobre abuso, grupos políticos extremistas e o retorno de usuários banidos.
“Meu forte senso intuitivo é que ter uma plataforma pública que seja extremamente confiável e amplamente inclusiva é extremamente importante para o futuro da civilização; Eu não me importo com a economia”, disse Musk na conferência TED em Vancouver em 14 de abril.