A Universidade Zumbi dos Palmares, em parceria com a Vivo, lançou, nesta terça-feira (12), a plataforma Acolhe. Trata-se do primeiro canal de acolhimento psicossocial e de assistência jurídica para vítimas de racismo.
A Universidade Zumbi dos Palmares usará a infraestrutura de SMS da VIVO na divulgação do canal de desconstrução do racismo, um serviço desenvolvido e operado pela startup de equidade racial da instituição, a HelpZ.
COMO FUNCIONA
Os clientes de São Paulo que enviarem um SMS com a palavra “SOS” para o número 1120 serão direcionados ao site da plataforma Acolhe, um espaço exclusivo e seguro de atendimento, desenvolvido pela Universidade, com a possibilidade de apoio jurídico e psicológico para vítimas de racismo e injúria racial, além de conteúdos sobre comportamento, visão e atitudes racistas.
Por meio do SMS, o usuário é direcionado para o site da plataforma Acolhe!, onde se darão as próximas etapas. Quem estiver em busca de informações, encontrará conteúdos sobre comportamento, visão e atitudes racistas. Já aqueles que procuram atendimento jurídico ou psicológico poderão acessar no portal Acolhe! os botões de “denúncia” ou “apoio”. Nesses casos, o atendimento passa a ser feito inicialmente por um chatbot com Inteligência artificial, treinado pelos especialistas em equidade racial da instituição, que fará um filtro das principais informações, direcionando o caso para um atendente, que se encarregará do acolhimento à vítima.
A triagem inicial será feita por um chatbot com Inteligência Artificial, treinado para identificar e encaminhar os casos de acordo com a urgência, necessidade e especificidade do acolhimento à vítima. Na manhã de hoje, Jose Vicente, reitor da Universidade Zumbi e Christian Gebara, o CEO da VIVO lançaram a iniciativa em um evento.
Através do site oficial da plataforma, é possível denunciar através do WhatsApp e do chat.