04/04/2025

5G chegará em Natal, no mais tardar, no final de agosto, segundo conselheiro da Anatel

Em evento, Artur Coimbra de Oliveira falou da lei municipal sobre a regulamentação das antenas que é um obstáculo em outros estados.

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a expectativa é que a internet 5G esteja disponível em Natal até o fim de agosto. Enquanto que o prazo para atingir todos os municípios do Rio Grande do Norte é até 2028.

O conselheiro da Anatel, Artur Coimbra de Oliveira, participou de evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado, em comemoração a Semana da Indústria, onde representantes do governo federal falaram sobre as mudanças que os usuários comuns e o setor produtivo terão nos próximos anos.

“A gente acredita que o Rio Grande do Norte vai ser atendido muito rapidamente e, no mais tardar, no final de agosto, a cidade de Natal já vai ter o atendimento. Mas quando a gente olha para o estado como um todo, os quase duzentos municípios do Rio Grande do Norte, esses municípios serão atendidos até o final de 2028”, diz o conselheiro da Anatel, Artur Coimbra de Oliveira.

O conselheiro falou sobre a lei municipal sobre a regulamentação das antenas que já foi aprovada na capital potiguar, o que segundo ele, ainda é um obstáculo em outros estados.

Nathalia de Souza Lobo, secretária Nacional de Telecomunicações da MCom, também participou do evento e falou que a nova rede chegará em localidades que até o momento não são atendidas por internet banda larga.

“A Brisanet, que foi a ganhadora do leilão de 5G nessa faixa, tem a obrigação de levar conectividade para mais 65 localidades aqui na região que também vão receber 5G ou 4G. Localidades que não têm ainda infraestrutura de banda larga”, pontuou.

Em relação aos usuários, Artur Coimbra fala que deverão incorporar a nova rede ao dia-a-dia ao longo dos próximos longos anos e irão perceber a agilidade da internet, permitindo uma transmissão de dados em tempo real.

“[…] Então à medida que as pessoas forem trocando seus equipamentos, elas vão passar a sentir a diferença, que é uma velocidade muito rápida, que a gente chama de internet tátil. Você não precisa clicar e esperar baixar aquela coisa. […] Uma velocidade muito rápida e que vai habilitar uma série de outras aplicações como o metaverso, realidade virtual, realidade aumentada, que graças ao 5G poderão ser utilizadas em qualquer lugar”, afirma.

De acordo com Nathalia Lobo, a velocidade do 5G possibilita a geração de novas soluções do ponto de vista da tecnologia. “A chegada do 5G pro Rio Grande do Norte significa, além de ter uma ultra banda larga, soluções de baixíssima latência, respostas super-rápidas, além de muita inovação e possibilidade de construção de soluções novas. […] Facilita processos da robotização e do uso da decisão autônoma por meio de inteligência artificial, além da nuvem para coleta de dados“, afirma.

Quando foi questionado sobre o preço que será cobrado para a população ter acesso à rede e se seria barato, a secretária Nacional de Telecomunicações falou que os valores serão determinados pelas próprias empresas, mas que quando a tecnologia avança, serviços mais antigos ficam mais acessíveis.

Durante o evento também foi anunciado que o estado está se preparando para as novas possibilidades que o 5G pode trazer. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a construção de um centro para desenvolvimento de pesquisas e novos produtos a partir do 5G.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vinícius Guerra

Infelizmente a Vivo gosta de aumentar os preços dos seus serviços, sendo que já são os mais caros da categoria. Eles explicam oferecendo um melhor atendimento. Gosto da empresa, como cliente a 27 anos, mas não acho certo ficar subindo preço, visto que essas operadoras tem um lucro de bilhões de reais por ano. Qual empresa tem tanto lucro assim? Nós como consumidores, ficamos sem opções, pois a Claro e a TIM, no meu conhecimento, possuem serviços até piores, incluindo cobertura. Fico com pena das pessoas mais humildes, principalmente da classe trabalhadora, o qual precisa pagar por um plano controle… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Jefferson

Quem quer qualidade tem que pagar mais caro mesmo.

Vai lá pra Claro usar 4G de 1mbps e caindo direto pra 3G.

No meu apt na sala só da sinal 3G, vou pro quarto aparece 5G e logo cai pra 4G.
Saio do elevador e o celular passa 2 minutos pra voltar o sinal novamente.

Cidade - UF
-
Michel Lopes

Eu pago 100 por 700 megas o problema agora que essas empresas grande dominam o mercado e querem precificar a bel prazer . No entanto, são desbancadas na internet residencial pelos provedores menores .

Já no móvel não tem mais saída em vista que as 3 maiores operadores fizeram consórcio para manter monopólio dos preços .

Cidade - UF
Paraná
Alessandro

Contraditório, porque justo com a redução de ICMS a Vivo opta por aumentar os preços dos planos pós-pagos. Acaba que, proporcionalmente, e um pouco mais, ao valor da redução de ICMS foi o reajuste dos planos. Ou seja, mais lucro para a Operadora. No final, ficou elas por elas. :/

Cidade - UF
Torres/RS